A exemplo do que ocorreu na Oktoberfest, no Enart, na Procissão das Criaturas e agora na Christkindfest, o Carnaval de Santa Cruz do Sul também vai passar pela Rua Marechal Floriano. O dia 25 de fevereiro foi definido para o desfile das escolas de samba. Esse e outros detalhes da programação foram confirmados em reunião da prefeita Helena Hermany (Progressistas) e do secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, com o presidente da Associação de Entidades Carnavalescas, Paulo Henrique Ipê da Silva, e representantes das agremiações filiadas nesta quarta-feira, 14. O vereador Cleber Pereira (União Brasil) também participou do encontro no Palacinho.
A ideia, de acordo com Corá, é que o evento ganhe maior projeção, com atrações em mais de um final de semana. Assim como neste ano, em 2023 também não haverá competição entre as escolas de samba. O cronograma da SantaFolia, que ainda está em construção, prevê a escolha da corte do Carnaval no dia 11 de fevereiro, durante o tradicional Bailinho da Borges. Também está em avaliação um final de semana para apresentações de trio elétrico e blocos. A culminância da festa será com o desfile das escolas de samba pela principal rua da cidade.
O valor que será destinado pelo município para a Associação de Entidades Carnavalescas fazer o repasse às entidades realizadoras do Carnaval ainda não está acertado, o que deve ocorrer até esta quinta-feira, 15. “Queremos entregar para Santa Cruz do Sul um carnaval diferenciado, um evento com mais atrações, mais finais de semana e com seu ponto alto bem no coração da cidade”, argumentou o secretário Marcelo Corá.