A rua Marechal Floriano, em frente a Praça da Bandeira, no centro de Santa Cruz do Sul, se transformou em uma imensa arquibancada na tarde de sexta-feira, 2. A população atendeu ao chamado e participou com muita animação da primeira Santa Fest.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura, conduzida pela Secretaria de Cultura, onde a comunidade pode acompanhar a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Instalado nas calçadas, nas mesas dos bares da quadra, com suas caixas térmicas e cadeiras de praia, o público veio torcer pelo time brasileiro em sua última partida da primeira fase da competição, contra a seleção de Camarões.
A prefeita Helena Hermany acompanhou parte do primeiro tempo no local. O público pode assistir a transmissão em dois telões instalados no meio da rua, um voltado para a Borges de Medeiros e outro para a Sete de Setembro. “Buscamos oferecer aos santa-cruzenses uma real experiência de Copa do Mundo, semelhante às fan fests”, explicou o secretário de Cultura, Marcelo Corá.
O técnico em manutenção industrial Guilherme Rodrigues, 30 anos, aprovou o formato do evento. Acompanhado pela esposa Fabiane, a enteada Júlia e a filha Ágatha, ele assistiu o primeiro tempo bem acomodado em uma cadeira, sob a sombra de uma árvore. Fã de futebol, ele elogiou a iniciativa. “Sempre é bom assistir o jogo com mais gente, dá a impressão que estamos em um estádio”, concluiu.
Atrações
Além do jogo, a Santa Fest também contou com números musicais. A abertura do evento ficou a cargo de um DJ e de uma escola de samba. O encerramento, após a partida, foi com o pop e reggae da Banda Kayana, de Santa Cruz.