Sara Rohde
[email protected]
Mais um projeto na área da educação beneficiará as famílias santa-cruzenses e principalmente as crianças da zona sul do município. Ocorreu na manhã de ontem no Palacinho da Prefeitura o lançamento da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sildo Paulo Goettert, a ser localizada no bairro Castelo Branco. A Emei disponibilizará mais de 240 vagas para crianças de zero a três anos e ficará na Rua Itaqui, atendendo também as famílias dos bairros Arroio Grande, Esmeralda e Vila Nova. O valor do projeto é de R$ 1,8 milhão oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A previsão de início das obras é para os próximos três meses.
Conforme a secretária Municipal de Educação, Jaqueline Marques, até o ano que vem o município terá quatro creches em construção, sendo que duas já estão com as obras em andamento, uma no bairro Progresso e outra no Viver Bem, as quais representarão mais de 300 novas vagas na educação infantil. A segunda creche foi lançada nessa manhã no Palacinho e a terceira ficará localizada no Loteamento Mãe de Deus e atenderá mais de 240 crianças da região. “Em 2020 teremos quatro creches em construção em Santa Cruz do Sul o que representa mais de 780 novas vagas na educação infantil”.
Durante o lançamento do projeto a secretária mencionou o número de crianças que nascem todos os anos no município e o quão importante é oferecer educação de qualidade a elas. “É muito importante o planejamento que esta gestão faz para poder atender toda a demanda de Santa Cruz do Sul. Mais de 1,8 mil crianças nascem todos os anos no município, e segundo o último censo escolar, 80% das crianças da educação infantil estão na rede pública, ou seja, é preciso planejamento, eficiência e seriedade para atendermos toda esta demanda”.
A Emei Sildo Paulo Goettert terá 1.264,79m² de área construída e contará com áreas de lazer internas, sala de atividades múltiplas, espaço para amamentação, salas de berçário com fraldário amplo, lactário, áreas amplas para funcionários e espaço individualizado para secretaria, direção e professores.
Por que Emei Sildo Paulo Goettert?
O nome escolhido é uma homenagem a uma personalidade santa-cruzense. Sildo Paulo Goettert foi vereador por cinco mandatos consecutivos no período de 1964 a 1988 e tornou-se presidente do Poder Legislativo nos anos de 1974 e 1988. Em 1988 Sildo assumiu a chefia do Poder Executivo durante o governo de Armando Winck.
Sildo formou-se em técnico em contabilidade no Colégio Marista São Luís e em Direito na Faculdade de Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Suas atividades profissionais iniciaram no magistério em Linha Pinheiral, colégios São Luís e Mauá e Escola Ernesto Alves de Oliveira. Ele também esteve à frente por muitos anos do departamento de merenda escolar em Santa Cruz do Sul.
Sildo Paulo Goettert foi casado com Hilga Cecília Assmann, com quem teve os filhos Ingo Paulo, Clóvis Luís, Hardi José, Elaine Maria, Marco André e Jaime Raul, e os netos Gustavo, Bruno, Vanessa, Guilherme, Augusto, Henrique e Luísa, além dos bisnetos Eduardo Mathis e Eva.