Início Saúde Santa Cruz terá teste rápido de HIV e sífilis

Santa Cruz terá teste rápido de HIV e sífilis

Nos próximos dois meses, 95 municípios do Estado passarão a oferecer o teste rápido de HIV e sífilis durante o pré-natal através do Sistema Único de Saúde (SUS). Santa Cruz do Sul é um deles. O objetivo é que o exame seja feito logo na primeira consulta. O procedimento é efetuado por meio de uma única punção na ponta do dedo e oferece resultado em apenas 30 minutos. Com o diagnóstico precoce e o tratamento a tempo, as chances de a mãe infectar a criança caem para menos de 1%. Além disso, quando a testagem na mãe der positivo, o parceiro também poderá fazer a verificação.
São Leopoldo e Sapucaia do Sul foram os municípios pilotos para a implantação do teste, que começam a oferecer o exame a partir deste mês. Esses e os demais 93 municípios são considerados prioritários, pois foram onde registraram-se os 640 casos de sífilis congênita no último ano, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Além disso, o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, Ricardo Charão, ressalta que esse plano de enfrentamento explica-se pelo grande aumento no número dos casos nos últimos cinco anos, já que em 2006 foram diagnosticados 241 casos. “Através do diagnóstico precoce e início do tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo SUS, maiores são as chances de evitar que a doença seja transmitida para o feto, o que configura a sífilis congênita”, ressalta Ricardo.
Para a implantação do teste, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizará capacitações nos municípios, já que os exames serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde, onde a gestante é acompanhada durante o pré-natal. Neste mês, o curso acontecerá para os municípios da macrorregião Metropolitana (1ª, 2ª e 18ª Regionais, que abrangem a Grande Porto Alegre, Região Carbonífera e Litoral Norte). Os municípios do Interior receberão o treinamento em outubro. Após passarem pelas capacitações, os municípios já estarão aptos a oferecer o teste.

Priscila da Silva/Secom Governo RS

Municípios que passarão a oferecer o teste rápido
Alegrete, Alvorada, Arroio dos Ratos, Bagé, Balneário Pinhal, Barra do Ribeiro, Bom Jesus, Bom Princípio, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Cambará do Sul, Campo Bom, Candelária, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira, Constantina, Cruz Alta, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estância Velha, Esteio, Eugênio de Castro, Faxinal do Soturno, Gravataí, Guaíba, Ibirubá, Igrejinha, Ijuí, Itaara, Ivoti, Lagoa Vermelha, Lagoão, Lajeado, Minas do Leão, Montenegro, Nonoai, Nova Araçá, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pinhal, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santo Antônio da Palma, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Assis, São Gabriel, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Marcos, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sentinela do Sul, Serafina Corrêa, Soledade, Tapera, Tapes, Taquara, Taquari, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Trindade do Sul, Triunfo, Tupanciretã, Uruguaiana, Vacaria, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz, Viamão e Xangri-lá.