Início Geral Santa Cruz terá o primeiro evento em comemoração ao Dia Mundial do...

Santa Cruz terá o primeiro evento em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Gay

EVERSON BOECK
[email protected]

Pela primeira vez na história de Santa Cruz do Sul acontece um evento público em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Gay, celebrado dia 28 de junho. O evento acontece às 19 horas no segundo piso do Max Shopping Center. Na oportunidade também acontece a comemoração do aniversário da ONG Desafios, criada em junho do ano passado no município e a a exposição fotográfica LGBT.
O evento será gratuito e aberto ao público. Segundo o presidente da ONG Desafios, Ruben Quintana, algumas autoridades também foram convidadas para o coquetel que será servido na ocasião. “Queremos inserir o tema no contexto político local e trazer a discussão para os órgãos públicos, como a Câmara de Vereadores, por exemplo. Por isso convidamos políticos, partidos, representantes de órgãos públicos, entidades, entre outros”, explica. “A sociedade e o público gay estão cobrando posicionamentos e iniciativa política. Queremos aproximar estes órgãos da nossa comunidade”, enfatiza.
A ideia do evento é, também, chamar a atenção para demandas fundamentais que envolvem a classe, como a homofobia e leis específicas. “Divulgaremos, ainda, um abaixo-assinado nacional em prol do estatuto da diversidade. Precisamos de leis mais claras nestas questões”, revela. Ruben lembra que um dos objetivos iniciais da ONG é a luta pela democratização de políticas públicas governamentais em defesa do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), promovendo a igualdade social.

EXPOSIÇÃO LGBT

Durante o evento também acontece a exposição fotográfica LGBT. A iniciativa é resultado de uma parceria da ONG Desafios com a fotógrafa Janaína Lara. “São fotos de casais que aceitaram ser fotografados em diversos lugares da cidade. A intenção é mostrar que eles têm uma vida normal como qualquer outro casal, que amam, que passeiam, que riem, que choram, que trabalham”, conta o presidente da ONG.
Contatos e maiores informações pelo e-mail [email protected].

DIVULGAÇÃO RJ

Desafios: “Muito mais do que uma comemoração, hoje é dia de dizer
‘Não ao preconceito’ e lutar pela criminalização da homofobia”