Fotos Luana Ciecelski
Sandra Fagundes anunciou o repasse de R$ 500 mil Santa Cruz concluir e equipar a futura UPA no bairro Esmeralda
Secretários e gestores municipais de saúde de 497 municípios gaúchos estiveram reunidos nesta quinta-feira, 22 de maio, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde foi realizada a abertura do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2014. O evento promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) é considerado um dos mais importantes fóruns de discussão sobre políticas públicas para o setor.
Em sua 26ª edição, o congresso teve como tema “A Humanização da Assistência e a Qualidade da Gestão de Saúde no SUS”. Da cerimônia de abertura, que contou com a apresentação do pianista Jairo Padilha, participaram a vice-prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany; secretário de Saúde de Santa Cruz, Carlos Behm; secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes; presidente do Consems/RS, Luiz Carlos Bolzan; representantes da Câmara dos Deputados, Famurs e conselheiros.
Bolzan destacou o objetivo de propor rumos para ações desenvolvidas nos municípios, buscando também influenciar nas políticas de saúde em nível estadual e federal. Segundo ele, os temas norteadores do congresso foram escolhidos através de pesquisa realizada junto aos secretários municipais e representantes da Secretaria Estadual de Saúde.
Em nome do prefeito Telmo Kirst, a vice-prefeita Helena Hermany deu as boas-vindas às autoridades e representantes municipais presentes “Quem trabalha com saúde lida com o bem mais precioso da humanidade”. Além disso, comentou sobre o bem atender dos pacientes. “Não é só eficiência e a presteza. É preciso botar coração no atendimento”, disse.
Para o secretário de Saúde de Santa Cruz, Carlos Behm, as discussões proporcionadas pelo evento são fundamentais para buscar o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde de forma regionalizada. Além disso, esse contato e a troca de experiência com outros municípios é sempre boa também”, afirmou.
Evento contou com a presença de gestores municipais de saúde de 497 municípios gaúchos.
Já Sandra Fagundes, aproveitou o momento, para anunciar o pagamento de R$ 500 mil para o município de Santa Cruz concluir e equipar a futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Esmeralda. Além disso, a secretária realizou uma breve prestação de contas ressaltando os avanços recentes na Atenção Básica do Estado através dos aumentos nos investimentos e a implantação do programa Mais Médicos. Na oportunidade, ela apresentou também alguns números, como o aumento na cobertura da Estratégia de Saúde da Família de 36% (em 2011) para 43% (em abril deste ano). “Além disso, com o aporte que tivemos com o Mais Médicos, devemos alcançar mais de 64% de cobertura”, afirmou a secretária. Atualmente são mais de mil profissionais no Estado pelo programa, distribuídos em 379 municípios.
O evento é uma promoção do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. (L.C.)