Faleceu nessa segunda-feira, 9, no Hospital Santa Cruz (HSC), um dos fundadores da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, o professor Ivo José Müller, 93 anos. Nascido em 29 de janeiro de 1927, esposo de Erica Anna Elisabeth Müller (IM), ele deixa enlutados as filhas Beatriz Elisabeth Müller e Virginia Maria Müller, a neta Cristina e demais familiares.
Ivo José Müller nasceu na localidade de Bom Fim, em São Sebastião do Caí. É filho de Mathias Müller e Maria Joanna Waiand Müller. Casou-se com Erica em janeiro de 1960.
Fez seus três primeiros anos de estudo primário na escola particular de Linha Santa Terezinha, tendo como professor Antônio Scherer, irmão do Cardeal Dom Vicente Scherer.
De 1938 a 1944 completou mais dois anos primários e cinco de ginásio com os jesuítas em Salvador do Sul, com mais dois anos de estudos humanísticos em Pareci Novo. Em 1954, bacharelou-se em letras neolatinas pela PUC-RS, obtendo, em 1955, a licenciatura nas referidas letras.
Em 1948 veio a Santa Cruz do Sul e ingressou no magistério, dando aula no Colégio Marista São Luís no terceiro ano primário, até 1950, ano em que à noite também lecionou no curso supletivo do Grupo Escolar Estado de Goiás.
Em 1955, ingressou na função pública estadual como professor de Latim, desenvolvendo suas atividades no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. De 1956 em diante, como um dos fundadores, foi professor de Latim, Português e Francês na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, que então começou a funcionar no Grupo Escolar Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul.
Na escola também exerceu a função de diretor nos anos de 1957 e 1958 e de 1963 a 1982, ano em que se aposentou. Como diretor sempre zelou pelo bom nome da instituição, procurando manter bom ambiente de trabalho, de ordem, de disciplina, de respeito e de justiça. Passou nesse período por duas reformas de ensino. Conseguiu, após longos ano de luta e colaboração, o início da construção do prédio próprio, onde hoje se localiza, obra executada em etapas, iniciando seu funcionamento das aulas em três turnos. Além disso, destacam-se outros importantes trabalhos desenvolvidos na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira: adquiriu bom acervo de livros para a biblioteca; deu ao educandário o Hino do Colégio Estadual; providenciou o distintivo e introduziu o uniforme da escola; difundiu a festa junina; incentivou os esportes, em especial o do vôlei; batalhou pela formação do coral dos alunos; adquiriu a banda de tambores própria para os desfiles; providenciou a criação do CPM, e com a colaboração do CPM deu início à construção do ginásio de esportes; descobriu e projetou novos talentos no Festival de Música Inédita Vale do Rio Pardo, que marcou época; criou o Centro de Professores Gastão Baumhardt; dotou a escola de telefone, som, laboratórios, gabinete odontológico, gabinete de orientação educacional, entre outros itens.
Sempre deu apoio especial à secretaria do educandário. Colaborou lecionando Português e História no curso comercial Básico do Colégio Mauá, de 1960 a 1964; Espanhol no Colégio Normal Sagrado Coração de Jesus, em 1960; Linguística e Filologia Românica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de 1969 a 1976.
Aposentou-se em 1982 na função pública como professor e diretor, tendo obtido ainda o título de Especialista em Administração Educacional. Na ocasião, a Câmara Municipal de Vereadores de Vera Cruz, em sessão de 3 de maio de 1982, consignou em ata, em nome do Poder Legislativo, um voto congratulatório pela merecida aposentadoria e pelos relevantes serviços prestados à causa educacional.
Em 26 de outubro de 1999, recebeu o Título de Cidadão Santa-cruzense na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. (Com informações da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul)