Início Saúde Santa Cruz realiza força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti

Santa Cruz realiza força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti

Um QG foi montado no CTG Lanceiros de Santa Cruz e uma equipe realizou a varredura no Bairro Schulz

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde e 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), realizou uma verdadeira força-tarefa na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus. Na manhã de sábado, 13, ocorreu o “Dia D”, ação também realizada em todo o país. Mais de 300 pessoas circularam, das 8h às 17h, pelos 36 bairros da cidade com a distribuição de materiais informativos.

Um dos bairros que está trazendo uma grande preocupação é o Schulz, local onde foram identificados nove focos de larvas do mosquito, deixando Santa Cruz em situação de infestação conforme o Ministério de Saúde, que faz a classificação sempre que mais de três focos são encontrados em um raio de 300 metros.

Por este motivo, um mutirão especial foi realizado por uma equipe formada por 80 profissionais das secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Defesa Civil e soldados do 7º BIB. Concentrados em um QG, na sede do CTG Lanceiros de Santa Cruz do Sul, partiram em visita a todas as casas do bairro Schulz fazendo um verdadeiro pente fino com o recolhimento de materiais que acumulam água, tendo comoobjetivo eliminar os possíveis criadouros de larvas.

Conforme o Secretário de Saúde, Henrique Hermany, é extremamente importante conscientizar a população na luta contra o mosquito. “Temos que nos unir e vencer esta guerra.Com o apoio de toda a comunidade santa-cruzense iremos, com certeza, afastar este perigo. Este é um momento muito importante de conscientização, mobilização e de união paraganharmos esta batalha contra o mosquito.”

Acompanhando de perto a ação, o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Kurt Everton Werberich, salientou que o “Dia D” envolveu diversos municípios. “Em Santa Cruz os soldados receberam uma capacitação especial com orientações a serem repassadas para os moradores. Em torno de 50 militares atuaram no Bairro Schulz, além dos outros 35 bairros do município, nos locais foram distribuídos panfletos explicativos. A colaboração de todos é essencial neste momento.”

 

Comandante Kurt:

Ao longo da ação, as propriedades particulares que encontravam-se fechadas ou em situação de abandono, também foram fiscalizadas. A entrada forçada foi autorizada conforme previsto no decreto de emergência assinado pelo Prefeito Telmo Kirst e por meio de uma ação judicial movida pelo Executivo.

Ação importante – Para o morador do Bairro Schulz, Alcemar Adiers, é essencial que os moradores colaborem. “Aqui em casa sempre cuidamos para não deixar recipientes que possam acumular água, isso é um passo para o mosquito. Estes cuidados são importantes para a prevenção.”