Início Economia Santa Cruz possui um DNA industrial

Santa Cruz possui um DNA industrial

Alyne Motta
[email protected]

O tabaco é nossa maior fonte de renda. A indústria fumageira está presente em Santa Cruz do Sul há diversos anos e tem se consolidado cada vez mais. Mas ela não é a única instalada em nosso município e divide espaço com indústrias de alimento, brinquedos, material escolar e utilidades domésticas.

“Nosso DNA é industrial e temos uma bênção por isso”, revela o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Flávio Bender. Conforme ele, diversos empresários estão buscando espaço em Santa Cruz do Sul para poder expandir. “A cada dia acolhemos mais empresas”, acrescenta.

O setor industrial, conforme Bender, encontra-se em constante crescimento, prova disso são os últimos anúncios. “Cada notícia de instalação ou ampliação de uma indústria é vista com bons olhos. Mostra que estamos no caminho certo e, apesar da crise vivida por muitos, conseguimos evoluir enquanto município”.

A sazonalidade do tabaco é dividida com a sazonalidade das outras indústrias. “A cada época uma está em período de safra, o que permite a circulação do trabalhador, fazendo com que a cadeia produtiva gire”, explica Flávio Bender, que vê ainda mais opções de expansão industrial em Santa Cruz do Sul.

Outro ponto que o secretário destaca está nas microcervejarias. “O município está muito bem representado neste ramo, que vem crescendo dia após dia. Cerca de 30 marcas fazem parte da Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul (ACESC), mostrando que este é um mercado em expansão”, comenta.

INCENTIVOS

No que se refere a incentivos, Flávio Bender comenta que o principal deles é a localização central em nosso estado. “Receberemos todas as empresas que queiram se instalar em Santa Cruz. Nosso maior incentivo é que estamos situados em uma região geográfica de fácil acesso”, revela o secretário.