Porque descumprem o decreto municipal, que define as regras para o funcionamento. Os estabelecimentos devem seguir as normas específicas para cada caso. Antes da interdição, os proprietários são notificados. Quando voltam a descumprir as regras, então os locais são interditados cautelarmente por 90 dias – ou seja, os proprietários têm 15 dias para recorrer da decisão. Os donos também respondem a um processo administrativo sanitário.
Sobre restaurantes, lancherias, food trucks, loja de produtos naturais todos somente sob a forma de delivery ou drive thru; para o Município de Santa Cruz do Sul, considera-se:
Delivery é quando você encomenda um produto por telefone, WhatsApp ou outro aplicativo e recebe a mercadoria em casa. Drive-thru é quando você encomenda o produto e busca no local de carro, mas sem sair do veículo. Já take away é quando você encomenda o produto e busca no estabelecimento, mas desce do carro para retirar e pagar no estabelecimento. A modalidade de take away não está permitida em Santa Cruz.
Delivery – permitido
Drive-thru – permitido
Take away – proibido
Mais dois estabelecimentos são interditados
A Vigilância Sanitária interditou mais dois estabelecimentos, nesta quinta-feira, por descumprirem o decreto municipal. Um deles é uma churrascaria no Centro, que estava com atendimento na porta. O outro é uma loja de produtos naturais situada na Rua Marechal Floriano, onde também havia atendimento na porta. Ambos já haviam sido notificados anteriormente. Nesta quinta, foram fiscalizados 689 estabelecimentos, dos quais 29 foram notificados. Foram recebidas 154 denúncias.