Diego Dettenborn – [email protected]
Continua em evolução o projeto da construção de uma ciclovia em Santa Cruz do Sul. Na última quinta-feira, 14, estiveram reunidos na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), membros do governo municipal, comissão de elaboração do projeto e o grupo Santa Ciclismo.
Visando a construção da ciclovia que deverá cruzar a cidade, os presentes na reunião ressaltaram a evolução do projeto e aproveitaram o encontro para resolver alguns pontos como o percurso da obra. Agora o próximo passo é esperar o veredito do secretário estadual de Logística e Infraestrutura, Beto Albuquerque. Em visita a Santa Cruz do Sul ainda na terça-feira, 19, ele foi recebido pela comissão da Ciclovia é Vida. Os santa-cruzenses entregaram o documento que oficializa o projeto da construção da ciclovia. “Agora não cabe mais a nós, devemos apenas esperar uma resposta do secretário. Estamos confiantes e esperamos uma resposta positiva”, destacou Riário Neves, membro do grupo Santa Ciclismo.
Rolf Steinhaus
Comissão do Projeto Ciclovia é Vida entregou documento ao secretário Beto Albuquerque
Um dos tópicos mais debatidos no último encontro foi a criação de uma ciclovia intermunicipal. A obra que após estabelecida seria a segunda no país, ligaria Santa Cruz do Sul a Vera Cruz, com uma distância total de 9km. Segundo Riário, essa construção também já é realidade. “Ligar nossa cidade a Vera Cruz também faz parte do projeto. Se ocorrer essa obra, vai chamar a atenção para a região por se tratar de uma obra ambiciosa. Existe em todo o país apenas uma ciclovia intermunicipal.”
Vale lembrar que por se tratar de um ano eleitoral, em 2012, a Prefeitura não poderá realizar a construção da ciclovia que inicialmente ligaria o Acesso Grasel ao Autódromo de Santa Cruz. A expectativa é de que em 2013, já com a liberação das obras o Projeto Ciclovia é Vida, saia do papel.