Os primeiros vacinados contra a Covid-19 já podem buscar a segunda dose da vacina. A aplicação da CoronaVac começou a partir das 8h30 desta quarta-feira, 17, no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc e se estende enquanto durarem os estoques. Neste primeiro grupo estão os profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, albergados em instituições de longa permanência de idosos e os funcionários desses estabelecimentos.
Para receber a vacina a que tem direito é preciso levar consigo a carteirinha de vacinação, onde já consta a aplicação da primeira dose. A orientação é receber a segunda dose após um intervalo de 28 dias da primeira, conforme preconizado pelo Estado.
Concomitante a isso segue a campanha para idosos acima de 85 anos, acamados e seus cuidadores, sendo um por idoso. No feriadão de Carnaval a procura ficou muito abaixo do esperado, com um total de 334 doses aplicadas no período de sábado até o final desta terça-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) solicita que os responsáveis por pessoas acamadas acima de 85 anos entrem em contato com seu posto de saúde de referência ou com a Vigilância Sanitária para manifestar a intenção de receber a vacina. Uma equipe se deslocará até a residência para fazer a aplicação. Um cuidador por acamado também tem direito a receber a injeção.
Já para idosos com 85 anos ou mais, que não estejam acamados, estão disponíveis dois locais de vacinação. Um deles é o Cemai, com acesso pela entrada lateral, na Travessa Walter Kern, e o outro é o drive-thru do Parque da Oktoberfest, ambos com funcionamento no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Até o momento já receberam a primeira dose da vacina em Santa Cruz do Sul 6.670 pessoas. A Sesa aguarda orientações do Estado e também o recebimento de novos lotes para iniciar a aplicação em outros públicos, ainda sem previsão de ocorrer.