Começou hoje uma nova era para o empreendedorismo em Santa Cruz do Sul. No coração do distrito industrial, às margens da BR 471, a prefeita Helena Hermany inaugurou nesta terça-feira, dia 29, o Gauten – Parque de Inovação e Tecnologia, complexo instalado em uma área de dois mil metros quadrados que vai abrigar até 40 empresas e startups de diversos segmentos. O governo do Estado esteve representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin. Também se fez presente a secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp.
Fruto de um investimento de R$ 5 milhões, o parque dispõe de uma unidade destinada a startups, que estão iniciando suas atividades e demandam espaço menor para desenvolver suas atividades, um prédio anexo com 20 salas para empreendimentos já consolidados e coworking. No local funciona também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) e agentes de fomento como o Banco do Povo e o Balcão do Empreendedor.
A inauguração do complexo foi marcada por dois importantes anúncios feitos pela prefeita Helena. O primeiro dirigido a futuras empresas interessadas em se instalar no local. Elas terão acesso, através do Banco do Povo, a linhas de crédito com juro zero e até 36 vezes para pagamento. “Como já disse e quero reforçar é a aliança entre o desenvolvimento econômico e o social que fazem uma cidade crescer. Nós acreditamos nisso”, ressaltou. Atualmente oito empresas estão aptas a se instalar no parque, com seus projetos aprovados, sendo que três já ocupam seus espaços e uma está em processo de instalação.
Já o segundo anúncio é para 2023. Nos dias 24 e 25 de agosto, o município, em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia de Informação (Ativales), realizará a primeira Gauten Summit, uma grande feira com foco em empreendedorismo e inovação para conectar empresas, startups e investidores. “Vamos fazer deste evento, o maior do interior do Estado”, projetou a chefe do Executivo.