Santa Cruz: estudo conduzido pelo Ibope irá medir nível de propagação da Covid-19

Foto REUTERS/Ueslei Marcelino/Agência Brasil

Santa Cruz do Sul compõe os 133 municípios do Brasil que está recebendo a pesquisa, que irá medir a proporção de pessoas com anticorpos para à Covid-19. Este é o maior estudo em nível mundial de prevalência do novo coronavírus, que deve atingir um total de 99.750 pessoas em todo o país.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a execução do projeto é feita por equipes do Ibope em todo o país, inclusive em Santa Cruz. “Queremos orientar a população sobre a pesquisa, pois ela é de conhecimento da Prefeitura”, disse. Régis também comenta que a população participe da pesquisa e que deixe o aplicador do Ibope realizar o teste, claro, se for do consentimento da pessoa entrevistada.

O estudo é coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas que irá medir a prevalência da doença e avaliar a velocidade de expansão do vírus no país, com financiamento do Ministério da Saúde do Brasil.

A pesquisa ainda irá determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; avaliar os sintomas mais comuns; obter cálculos precisos da letalidade da doença; estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia, além de permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de distanciamento social com base em evidências científicas.

Três inquéritos populacionais serão incluídos na pesquisa, realizados a cada duas semanas por meio de visitas domiciliares, conduzidas por equipes do IBOPE. A primeira fase iniciou nesta quinta-feira, 14, com a realização de testes rápidos para o coronavírus e entrevistas com 250 participantes de cada uma das cidades.

As pessoas serão entrevistadas e testadas em casa, por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base. Os agentes da pesquisa coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Se o resultado for positivo, os profissionais entregam um informativo com orientações e repassam o contato do participante para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde do município.

O cronograma da pesquisa prevê mais duas fases, com coletas de dados previstas para os dias 28 e 29 de maio, na 2ª fase, e 11 e 13 de junho, na 3ª fase. Ao final, terão sido realizados mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas.