Início Economia Santa Cruz está entre as cidades que mais contrataram em janeiro

Santa Cruz está entre as cidades que mais contrataram em janeiro

EVERSON BOECK
[email protected]

Uma pesquisa divulgada quinta-feira, 23, pelo Ministério do Trabalho, através Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra, dentre todas as cidades brasileiras, as que mais cresceram e as que mais realizaram demissões no primeiro mês de 2012. Em nível nacional, em relação a criação de empregos São Paulo voltou a liderar o ranking, com a criação de 8.853 vagas no mês passado, seguido por Belo Horizonte, com 4.823 vagas a mais.
Quanto às demissões, o Rio de Janeiro – que chegou a liderar a lista em novembro – foi a cidade que mais perdeu postos de trabalho no mês passado, com o fechamento de 3.280 vagas formais. O segundo lugar na lista ficou com Pelotas, no Rio Grande do Sul, que perdeu 1,944 mil postos. Outra capital, Fortaleza, aparece em terceiro lugar no ranking de demissões, com o corte de 1,573 mil empregos com carteira assinada.
No Rio Grande do Sul, Vacaria surpreendeu e aparece em terceiro no ranking, com a criação de 4,357 mil empregos formais. Em todo o país, foram criadas 118,8 mil vagas com carteira assinada em janeiro, o que representa queda de 21,8% frente ao mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 152.091 empregos formais.

SANTA CRUZ CRESCEU 150%

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper, concedeu entrevista exclusiva ao Riovale Jornal na tarde de ontem e analisou os dados. Segundo ele, o município cresceu 150% comparado com os números do ano passado, ocupando a 26ª posição no ranking nacional. No mês passado foram ofertadas 885 vagas de empregos em Santa Cruz, contra 353 em janeiro de 2011.
Conforme Jasper, as áreas que mais cresceram foram as da Indústria e Serviços, nesta se destaca os setores de assessoria contábil, ambiental e jurídica, educação, segurança, saúde, logística internacional, entre outros. As quedas ocorrem na área de Comércio e Agropecuária. “Essas pequenas quedas infelizmente são comuns porque alguns dos trabalhadores que foram contratados para época de Natal estão sendo demitidos e na agropecuária o período de safra também está no fim”, explica.
Em relação aos dados positivos, Jair disse que já esperava o crescimento, mas se surpreendeu com os números. “Ano a ano o município vem crescendo e os números são bastante relevantes. Isso também se explica pelo fato de que Santa Cruz hoje é uma cidade polo na região, em termos de saúde, educação e outros serviços públicos, isso atrai um fluxo muito grande de pessoas”, considera.
Além disso, o secretário aponta que esses índices mostram que Santa Cruz caminha rumo à diversificação. “O crescimento de empregos em outras áreas, principalmente a de serviços, é sinal de que o município está em processo de diversificação econômica, preservando a cultura do tabaco e apontando para novas alternativas”, sublinha. Em todo o ano de 2009, a área de Serviços ofereceu 786 empregos, em 2010 apresentou 1.119 e em 2011 registrou 1.040.

EMPREGOS        SETOR
622                       Indústria
61                         Construção civil
– 20                       Comércio
262                       Serviços
-40                        Agropecuária

ARQUIVO RJ

Na área de Serviços o setor da saúde apresentou grande crescimento