Ricardo Gais
[email protected]
O governador Eduardo Leite detalhou no sábado, 9, o novo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. A medida já estava anunciada, e passou a vigorar nessa segunda-feira, 11. No modelo, o Estado está dividido em 20 regiões que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.
O modelo foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. O sistema de bandeiras tem protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.
Cada região recebeu uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta, conforme o grau de risco em saúde. O monitoramento será semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre sempre aos sábados, passando a valer a partir da segunda-feira seguinte.
Santa Cruz do Sul está na região R28 e ficou com a bandeira laranja, de risco médio. O modelo controlado impõe regras para todos os setores da economia da região. O comércio pode operar com até 50% dos colaboradores, já os serviços essenciais podem operar com 75% dos trabalhadores. Área da segurança e ordem pública podem operar com 100% dos funcionários.
O setor da agricultura, pecuária e relacionados podem ter 75% dos trabalhadores. Setores de casas noturnas, bares e pubs devem ficar fechados. As academias de ginástica podem funcionar com 25% dos trabalhadores. Restaurantes que oferecem à la carte podem funcionar com 50% dos funcionários, na forma de tele-entrega ou pegue e leve. O serviço de buffet fica proibido, no entanto, podem funcionar respeitado regras municipais. A construção civil fica limitada a 50% dos trabalhadores por turno.
O setor do tabaco deverá ter até 75% de trabalhadores por turno. Setor de alimentos e bebidas, considerados essenciais, podem operar com 100% dos funcionários, respeitando as medidas de higiene. O transporte municipal pode operar com até 60% de passageiros, já o transporte intermunicipal pode ter 75% dos acentos ocupados.
Veja como cada setor econômico pode funcionar: