Em sorteio realizado na tarde desta terça, 2, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, foram definidos os confrontos válidos pela primeira fase da Copa do Brasil 2021. O Santa Cruz conheceu o seu primeiro adversário e o caminho que terá caso avance para a segunda fase da competição nacional.
O galo foi sorteado na chave 6 e enfrentará o Joinville, de Santa Catarina, na primeira fase. A partida ocorrerá no Estádio dos Plátanos em data a ser definida pela CBF. Quem passar deste confronto enfrentará na segunda fase o vencedor de Galvez x Atlético/GO. No sorteio, já ficou definido que o vencedor de Santa Cruz x Joinville será o mandante do confronto na segunda fase contra Galvez ou Atlético/GO.
Os outros times gaúchos também conheceram os seus adversários. O Esportivo enfrentará o Remo no Estádio da Montanha dos Vinhedos e se passar, enfrentará o vencedor de Guarani/CE x CSA na segunda fase. O Juventude enfrentará o Murici em Alagoas e se passar, jogará contra Atlético/BA x Vila Nova/GO. O Caxias enfrentará o Fortaleza no Estádio Centenário, em Caxias do Sul e se avançar, enfrentará o vencedor de Penharol/AM x Ypiranga/RS, que se enfrentarão no Amazonas, com possibilidade de duelo gaúcho na segunda fase.
Na primeira fase, os times mandantes necessitam vencer e os visitantes jogam com a vantagem do empate para se classificar. A partir da segunda fase, em caso de empate, o classificado será conhecido nos pênaltis. Somente na terceira fase que os 20 times classificados das fases anteriores se juntam a Flamengo, Inter, Atlético/MG, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, Athlético/PR, Chapecoense, Brasiliense e Ceará com confrontos que serão definidos em um novo sorteio.