A contagem regressiva para o próximo Dia Mundial da Limpeza já começou. Em 19 de setembro de 2020, voluntários e parceiros em todo o mundo novamente se unirão para limpar o lixo e resíduos mal administrados. E Santa Cruz do Sul vai fazer parte desta onda verde que acontece no Brasil desde 2012. Na última edição, realizada em 2019, o Brasil ficou em décimo lugar no ranking mundial de mobilização de participantes: foram mais de 320 mil pessoas em 1.200 cidades.
Segundo Débora Leonhardt da Silva, engenheira Ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, o Dia Mundial de Limpeza visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. “A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos”, comenta.
“Vamos cuidar do nosso quadrado, sem aglomerações, mas mantendo o mesmo espírito voluntário de dever a ser cumprido com o nosso planeta. Este ano a ação será individual ou em grupos do seu convívio familiar, respeitando o distanciamento social, usando luvas, álcool gel e outras normas de segurança do seu estado contra o Coronavírus. Toda a comunidade está convidada a participar”, reforça.
EU CUIDO DO MEU QUADRADO
Quem quiser participar, pode fazer foto ou vídeo e postar nas redes sociais com a hashtag #eucuidodomeuquadrado. Os perfis no Instagram @lixozeroscs e @recicle. trarão dicas e informações sobre o tema. “Desafie-se a refletir sobre o seu lixo, cuide do seu quadrado. A responsabilidade pela sustentabilidade de nosso planeta é de todos nós”, lembra Débora.
SAIBA MAIS
O Dia Mundial da Limpeza Urbana começou como uma pequena ação na Estônia, em 2008, quando inúmeras pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação cívica realizada por voluntários foi um sucesso e se espalhou pelo mundo: em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. A edição de 2019, realizada no dia 21 de setembro, reuniu 20 milhões de pessoas em 180 países. Em comparação com 2018, mais de 2 milhões de pessoas e 23 países adicionais aderiram a essa varredura de limpeza em todo o mundo, partindo da ilha de Fiji e terminando 24 horas depois no Havaí.