Início Saúde Santa Cruz do Sul vai implantar Caps AD III

Santa Cruz do Sul vai implantar Caps AD III

Na sexta-feira, 29 de junho, Santa Cruz do Sul deu mais um importante passo no que se refere à qualificação dos serviços prestados na área de saúde mental. Em reunião realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul, foram anunciados dois importantes investimentos na área. O Governo Federal, através do Ministério da Saúde vai repassar ao município quase R$ 80 mil para a implantação do Caps AD III e de uma unidade de acolhimento infanto-juvenil na cidade, que deverá atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social ou após desintoxicação.

Maiara Halmenschlager

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde com representantes da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde

O Caps AD III garantirá acesso às pessoas com transtorno mental decorrente do uso de substâncias psicoativas, crack, álcool e outras drogas. Terá como objetivos: prestar atendimento em regime de atenção diária; promover a reinserção social através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, saúde, esporte e lazer; fortalecer os laços familiares e comunitários; oferecer cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial eficiente e personalizado; resgatar a cidadania dos usuários abusivos ou dependentes de entorpecentes, bem como aos que sofrem de transtornos mentais associados ao uso.
Outra novidade anunciada é que Santa Cruz do Sul passará a oferecer também o serviço residencial terapêutico, que consiste em receber pacientes que hoje estão internados em Cachoeira do Sul, em casas que não possuem equipe e nem infraestrutura necessária para realizar o tratamento adequado dessas pessoas. Para a implantação desse serviço serão repassados ao Governo Municipal cerca de R$ 20 mil. Este serviço deverá ser implantado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. O serviço deve ser implantado em 90 dias.