Ricardo Gais
[email protected]
A medida em que novas remessas de doses contra o novo coronavírus chegam a Santa Cruz do Sul, outros públicos entram para a fase de vacinação. O governo do Rio Grande do Sul já projetou ter toda população gaúcha apta imunizada até 30 de setembro, pelo menos com a primeira dose.
A situação vacinal em Santa Cruz também é boa. Até essa sexta-feira, 18, o Município vacinou com a primeira dose 53.366 pessoas (40,62% em relação à população total do Município. Se comparado com a população acima de 18 anos essa porcentagem é maior, 58,22%). Já com a segunda dose, 20.277 cidadãos foram imunizados (15,44% da população total; 22,12% da população maior de 18 anos).
De todos os imunizantes recebidos pelo Município para primeira dose, 99,36% foram aplicados. Das vacinas para segunda dose, 96,13% foram aplicadas.
Com este ritmo e à medida que novas doses chegam, estima-se que até o mês de agosto todas as pessoas maiores de 18 anos estejam vacinadas com a primeira dose, de acordo com a diretora de Ações Especializadas, Caren Picasso. “Projetamos a vacinação até julho se recebermos semanalmente cinco mil doses de vacina. No entanto, como isso não vem acontecendo, existe uma probabilidade de vacinar as pessoas até agosto. Ainda assim, ressalto que depende de o envio das vacinas ser efetivo”, explicou Picasso.
Ontem, Santa Cruz do Sul recebeu apenas 2.812 doses de vacinas: mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, que serão usadas para aplicação da segunda dose em pessoas que já estão aptas a receber o reforço, e 1.812 doses da Pfizer/BioNTech, que serão usadas para os públicos prioritários do Município. Na quinta-feira, 17, também foram enviadas ao Município 820 doses da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca) a serem aplicadas na segunda dose de pessoas que receberam a primeira há cerca de 12 semanas.