Três novos casos de Covid-19 foram diagnosticados em Santa Cruz. Os exames foram realizados em laboratórios privados e os resultados positivos foram informados à Secretaria Municipal de Saúde.
Dentre os pacientes, apenas um é morador do município. Ele teria consultado ainda no mês passado em Vera Cruz, por convênio. Havia retornado recentemente de São Paulo e Santa Catarina e solicitou à Secretaria de Saúde para realizar o exame, porém, como não se enquadrava mais nos critérios estabelecidos na época pelo Ministério da Saúde, não pôde ter a coleta feita. Por isso, buscou um laboratório privado. Já os outros casos são de moradores do litoral Norte, que vieram a Santa Cruz para realizar os testes.
Os novos casos serão notificados ao governo do Estado. Com esses pacientes, o município registra cinco casos confirmados da doença. Um deles é um paciente que foi transferido de Encruzilhada do Sul, resultando a óbito. Ainda não há transmissão comunitária no município.
Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará regras para controle e notificações de testes em laboratório particulares. Os estabelecimentos deverão informar, entre outros itens, dados dos pacientes e a quantidade de testagens realizadas.
Diferença entre os testes:
Teste rápido: de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. O período ideal para coleta pode variar de acordo com a marca do teste. A execução e a leitura do resultado devem ser feitas por profissionais da Saúde e conforme orientações do fabricante. O teste pode indicar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento.
PCR: a amostra da secreção nasofaríngea deve ser feita até o 10º dia dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 5º. São os exames realizados pelo Lacen e que também passarão a ser feitos pela Unisc. Mostram se há ou não presença do vírus no material coletado.
Por: Assessoria de Imprensa de Santa Cruz