A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, confirmou nesta sexta-feira, 22, o primeiro caso de dengue no município este ano. A análise do exame foi feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre, que confirmou o resultado positivo. Trata-se de um homem, de 49 anos, morador do Centro. Ele está em casa e se recupera bem. Existe mais um caso suspeito aguardando resposta.
No último dia 12, o homem procurou o Hospital de Campanha pela primeira vez, acreditando estar com Covid-19, já que apresentava sintomas como febre, cefaleia e mialgia. Ele retornou no dia 14 para uma nova consulta. Como não melhorou, no dia 18 foi encaminhado para a Vigilância Epidemiológica e fez coleta de sangue. Durante este tempo permaneceu em quarentena. A orientação para quem estiver com suspeita de dengue é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Em 2019, foram notificados 55 casos de dengue no município. O primeiro foi confirmado no mês de abril, outros 24 em maio e mais 21 em junho. No segundo semestre os números começaram a cair, foram notificados 5 no mês de julho e mais 4 em agosto.