O Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, assinou na tarde desta quinta-feira, 4, o decreto de emergência que determina a execução das providências administrativas necessárias no combate ao mosquito Aedes egypti. A medida, em caráter preventivo, prevê a execução de ações como o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, visando o controle total do inseto transmissor da dengue, chikungunya e dozika vírus.
A determinação surge com base na descoberta do primeiro foco de larvas do mosquito encontrado no município este ano. Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues, o local é o mesmo que foi visitado pelas equipes que atuam nas frentes de prevenção no início de dezembro. “Provavelmente naquele raio de 300 metros tivemos dificuldades de entrar em alguma residência, o que gerou a proliferação do inseto”.
O decreto, que também está em conformidade com a Medida Provisória adotada no fim do mês passado pelo Ministério da Saúde, possibilita um aumento no trabalho de prevenção que está sendo realizado no município. “Estamos agindo antes de que algo pior aconteça”, declara o Secretário Municipal de Saúde, Henrique Hermany.
Prefeitura busca apoio do 7º BIB
O prefeito Telmo Kirst, acompanhado pelo secretário de Saúde, Henrique Hermany, realizou na manhã de quarta-feira, 3, uma visita cortesia ao novo comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) – Regimento Gomes Carneiro, de Santa Cruz do Sul, tenente-coronel Kurt Everton Werberich, que recentemente assumiu o comando. Na oportunidade também foi solicitado o apoio do Batalhão nas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e da febreChikungunya, e também um dos principais meios de transmissão do Zika vírus.
Telmo relembrou a convivência no meio militar, além de enfatizar que conhecia a família Werberich. “Parabenizo o novo comandante por assumir o posto em Santa Cruz. Fiquei feliz emlembrar, principalmente, das suas raízes familiares em nossomunicípio.“ Na ocasião o prefeito também enfatizou a importância do apoio dos soldados do 7º BIB nos trabalhos realizados pela saúde. “A questão relativa às doenças transmitidas pelo mosquito é muito séria e precisamos deste apoio. É difícil conscientizar a população sobre estes casos”, enfatizou o prefeito.
Durante a visita, o secretário de Saúde, Henrique Hermany, agradeceu pelo apoio que sempre recebeu, principalmente nas Feiras de Saúde. “Agradecemos pela parceria com o Exército.Nosso objetivo é buscar junto ao 7º BIB apoio para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya eZika vírus. Há receio da população quanto ao acesso nas residências e em ambientes fechados, os militares em conjunto com a Guarda Municipal, ajudariam nestas orientações.Precisamos realizar um trabalho intenso para isolar a cidade do foco, só venceremos esta guerra contra o mosquito se a população for nossa aliada.”
Um forte trabalho de conscientização será realizado no dia 13, o Dia D, quando serão entregues materiais do projeto Saúde em Ação, com foco na Dengue, Chikungunya e Zika vírus. “Realizamos, permanentemente, um trabalho de prevenção. Houve a necessidade de aumentarmos o número de agentes na área de endemias. A equipe, formada por oito pessoas agora conta com 15, todos capacitadas para dar as devidas orientações.”
“Iremos dar total apoio nesta questão que é extremamente importante para a saúde da população de Santa Cruz do Sul. Nossos soldados auxiliarão neste combate“, garantiu o novo comandante do 7º BIB.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul