Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Chegou a hora da verdade. O Futebol Clube Santa Cruz decidirá nesta quarta, 9, o seu futuro na Copa FGF – Taça Ibsen Pinheiro. O Galo receberá o São José, de Porto Alegre, em confronto que terá início a partir das 15h30, no Estádio dos Plátanos, pela última rodada da fase classificatória da competição estadual.
Vice-líder da chave B com oito pontos, o Santa Cruz precisa vencer o time porto-alegrense, que já está classificado e com a liderança garantida, para confirmar a classificação para a semifinal sem depender de resultados paralelos. O time santa-cruzense disputa a segunda vaga com o Novo Horizonte, de Esteio, terceiro colocado com sete pontos, que no mesmo horário enfrentará o Riopardense, lanterna da chave, no Complexo Esportivo Santos & Schein, em Canoas. Como já estão eliminados e apenas cumpririam tabela, em comum acordo, Grêmio Bagé e União Harmonia decidiram não realizar o jogo, que acabou sendo cancelado pela Federação Gaúcha de Futebol.
Visando a decisão contra o São José, o técnico William Campos intensificou os treinamentos com o grupo de jogadores. Na tarde de ontem o zagueiro Luis Henrique voltou a treinar normalmente e está confirmado para a partida.Com problemas musculares sofridos na partida contra o União Harmonia, o atacante Juliano Fogaça segue treinando em separado, realizando trabalhos de recuperação física e segue como dúvida para a partida. Na manhã de ontem, 7, o grupo de atletas realizaram uma nova rodada de testes de Covid-19 e os resultados devem ser divulgados nesta terça. “É uma situação que gera apreensão. Fica a torcida para que todos testem negativo e estejam à disposição”, frisou o treinador, preocupado com a possibilidade de ocorrer desfalques causados pelo vírus.
Caso todos estejam à disposição, a tendência é de o treinador manter a equipe que atuou na vitória diante do União Harmonia em Canoas. O treinador destacou que o time trabalhou bem nos treinamentos da semana e salienta que a equipe está focada em buscar a classificação. “É uma decisão onde somente a vitória nos interessa. Sabemos que teremos um adversário difícil, mas se queremos conquistar algo, teremos que superar. Trabalhamos bem nesta semana e vamos confiantes para fazer um grande jogo”, frisou o treinador alvinegro.
Já classificado e com a liderança assegurada da chave B, o São José virá a Santa Cruz apenas para cumprir tabela. O time porto-alegrense encerrou no último sábado, 5, a sua participação na Série C do Campeonato Brasileiro com derrota por 3 a 1 para o Ypiranga, em Erechim, e a partir de agora foca a sua atenção para a disputa da competição estadual. Os principais nomes são o goleiro Fábio, o zagueiro Wagner, o lateral colombiano Bustos (ex-América de Cali), o volante Diguinho (ex-Fluminense, Vasco e Botafogo), os meias Vitor Junior (ex-Inter), Rafael Tavares (ex-Avenida) e Alexandre (ex-Avenida), time treinado por China Balbino, que também já treinou o Avenida.