Numa noite marcada por uma briga generalizada dentro de quadra, o Santa Cruz/Corinthians derrotou o Bira no clássico dos Vales, por 94 a 91, nesta quarta-feira, em Lajeado. O jogo, válido pela Copa Sul de Basquete, viveu seu principal e lamentável episódio quando faltavam seis minutos para o fim do terceiro quarto. O Bira vencia por 59 a 47, e uma briga estourou entre os jogadores e parte das comissões técnicas. Houve trocas de socos e pontapés, num dos episódios mais tristes da história do basquete gaúcho.
O jogo ficou paralisado por cerca de uma hora. Durante esse período, a dúvida: o jogo continuaria ou não? Os dois times queriam que o jogo continuasse. Mas, por incrível que pareça, não havia presença da Brigada Militar na partida. A arbitragem e a delegada do jogo esperaram a vinda de brigadianos. Quando estes chegaram, cresceram as chances de continuidade da partida.
O jogo continuou, sem os jogadores Ícaro, do Santa Cruz/Corinthians, e Bruno, do Bira. Ambos foram expulsos e considerados responsáveis pela briga em quadra. O problema é que o conflito foi generalizado e, caso todos os jogadores fossem expulsos, as duas equipes estariam eliminadas da Copa Sul. Na transmissão da Rádio Gazeta AM, o comentarista Eleno Hausmann levantou a possibilidade de que a Confederação Brasileira de Basquete determine a eliminação de Santa Cruz/Corinthians e Bira da competição, em função da briga no terceiro quarto.
Durante a partida, o time santa-cruzense alternou bons e maus momentos, mas cresceu muito no último quarto, quando empreendeu uma forte marcação e virou o jogo numa cesta do norte-americano Erik. A vantagem lajeadense, que chegou a quase 20 pontos, foi desmanchada. O time santa-cruzense teve atuação brilhante no último quarto, mas a decisão só aconteceu quando zerou o cronômetro, após sequência de faltas e lances livres.
O Galo Tricolor volta à quadra nesta sexta-feira, 20, para enfrentar o Brusque-SC (20h). Já no sábado a equipe enfrenta o Blumenau-SC (17h). Os jogos serão no Poliesportivo.