Um momento para ficar eternizado na história. Em final disputada na tarde desta terça, 22, no Estádio Francisco Noveletto Neto, em Porto Alegre, o Futebol Clube Santa Cruz conquistou o título da Copa FGF – Troféu Ibsen Pinheiro. É a primeira vez que o clube conquista um título estadual em 107 anos de história. Com a conquista, o Galo garantiu vaga na Copa do Brasil em 2021 e disputará a final da Recopa Gaúcha contra o Grêmio, campeão estadual em 2020.
Com a vantagem de poder perder após ter vencido o primeiro jogo, o Santa Cruz sentiu dificuldades e acabou cedendo à pressão do São José, que abriu a vantagem de 2 a 0, gols de Kelvin e Wagner. No início do segundo tempo, o Zequinha ampliou a vantagem novamente com Kelvin fazendo 3 a 0. Dois minutos depois, o Santa Cruz descontou com Juliano Fogaça para 3×1, resultado que levou a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, o Santa Cruz foi mais eficiente e conquistou o título da competição ao derrotar o São José por 4×3 para soltar o grito de campeão da Copa FGF. Após o jogo, foi realizada a solenidade de premiação com a entrega do troféu para o Galo.