Ricardo Gais
[email protected]
Tradicional festividade celebrada durante todo o mês de junho no Brasil, principalmente no Nordeste do País, as comemorações juninas neste ano serão novamente adaptadas, muitas delas nem irão ocorrer. A data de São João, 24 de junho, é comemorada em todas as regiões, bem como em Santa Cruz do Sul, em escolas, clubes e famílias. É neste clima diferente que o comércio enfeita os espaços e os mercados expõem em suas prateleiras diversos itens relacionados à data.
Nos supermercados do Município já é visível os produtos. Conforme o presidente do Sindigêneros dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Celso Müller, o setor já está preparado para a venda de produtos alusivos à data, no entanto, a estimativa de vendas é instável no momento.
Nas prateleiras dos supermercados já podem ser encontradas as tradicionais pipocas, pão de queijo, diversos tipos de batata palha, canjica, amendoins, tapiocas e demais produtos para quem deseja fazer uma pequena festa em casa com sua família, sem aglomerar.
Já nos principais clubes da cidade, como o Clube União Corinthians e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), as festividades não irão ocorrer este ano em virtude da não permissão pelos decretos municipais. Cenário que se repete nas escolas. Para contornar a situação, a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira irá realizar um drive-thru de São João, no próximo dia 25 de junho, das 17h às 19h, no portão verde da Rua Galvão Costa.
Para quem deseja participar deve adquirir junto à escola o cartão “Combo São João” de forma antecipada. Com ele, no dia do drive-thru, a pessoa terá direito a comidas típicas como cachorros-quentes, porção de pipoca salgada, pasteis de carne, cri-cri, nega maluca e rapadura. O valor do combo é de R$ 25 e pode ser adquirido até o dia 18, na recepção do colégio, durante o dia.
De acordo com a diretora da instituição, Janaina Venzon, a renda arrecadada será revertida para melhorias na escola. “Não queremos que a festa junina, que é tão tradicional nas escolas, passe em branco este ano, e neste drive-thru as famílias podem comprar o combo com as comidas típicas e os pais podem fazer a retirada aqui na escola e realizar seu arraial em casa”, disse.
Ela também pontua que os pais podem estar enviando fotos para escola, comemorando a festa em casa, e essas fotos serão postadas no Facebook da instituição. “Por isso, a participação das famílias é muito importante e a foto mais curtida vai gerar uma pontuação, que será revertida num chá para os pais e o aluno na Cucas da Rosana. “Mesmo com essa pandemia, que não será possível fazer o arraial dentro da escola, será dentro da casa de cada aluno”, sublinha Janaina.
Para fazer em casa
Você que gosta de fazer coisas diferentes e possui habilidades na cozinha, pode aproveitar o clima junino e elaborar em casa com a família esta deliciosa receita de espetinho caipira com farofa, que leva em torno de 40 minutos para ficar pronto e rende cinco porções. Para isso, você vai precisar de:
- 500g de lombo suíno em cubos;
- 500g de filé-mignon em cubos;
- 3 dentes de alho picados;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 300g de queijo coalho em cubos;
- Azeite para untar e regar.
Para a Farofa
- 4 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 cebola picada;
- 1 pimentão vermelho picado;
- 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca;
- Sal e cheiro-verde picado a gosto.
Modo de preparo
Para fazer a farofa, você deve aquecer uma panela e colocar a manteiga, em forno médio, e após, fritar a cebola e o pimentão até dourar. Em seguida, junte a farinha de mandioca, sal, cheiro-verde, misture e desligue o fogo. Tempere o lombo e a carne com alho, sal e pimenta.
Feito isso, pegue os espetinhos de madeira para churrasco e intercale cubos de carne, queijo e lombo, assim sucessivamente até que acebem os ingredientes. Em seguida coloque em uma forma regada com azeite e leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva com a farofa. (Fonte: Guia da Cozinha)