Cinco municípios da região foram contemplados para receber apresentações da Orquestra Santa Brass Band em sua Turnê Interativa, que está sendo realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. A iniciativa é da Associação Cultural Brass Band e desta vez com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc).
A sexta apresentação do circuito de espetáculos da big band será neste domingo, 24, a partir das 15 horas, em Linha Santa Cruz, ao lado da Igreja dos Santos Mártires das Missões. A turnê começou em 20 de março deste ano, também em Santa Cruz do Sul, no Centro. Depois seguiu por Venâncio Aires, em 10 de abril; Sinimbu, no dia 1º de maio; Vera Cruz, em 19 de junho; e Rio Pardo, no começo deste mês, dia 2.
Dentro da proposta do projeto, a contrapartida dos integrantes do grupo é realizar oficinas de musicalização nas escolas públicas nas cinco cidades que recebem a turnê. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Rabuske vai ter a sua atividade hoje, a partir das 10 horas.
A Associação Cultural Santa Brass Band é a mantenedora da big band Santa Brass Band, que iniciou seus ensaios em fevereiro de 2016. Já a associação foi fundada em 2019 com o objetivo principal de desenvolver projetos culturais e sociais em prol da comunidade da região do Vale do Rio Pardo. Fomentar e difundir a cultura são princípios norteadores e realizar o projeto da Orquestra Interativa reforça as intenções de ampliação e de cuidados com a música instrumental.
Turnê Interativa
Quando: domingo, 24, às 15 horas
Onde: junto à Igreja Santos Mártires das Missões
Formação da banda para este show
Sax: Lucas Kist, Oeslei Hirsch, Milton Kroetz, Everson Tavares e Estevão Jeziel Chaves
Trombone: Ademir Goerck, Tiago Herculano da Silva, Fabricio Jungkenn e Jeferson Silveira da Luz
Trompete: Donato Weiss, Lauterio Goerck, Jandir Neiss e Ivo Hermes
Base e harmonia: Gilnei Ellwanger e Celson Lima nos teclados; Dilson Trindade na guitarra; André Dreher no baixo; Jardel Ellwanger na bateria
Cantor: Raul Assmann
Regente e maestro: Carlos Procat