Início Colher de Pau SALMÃO AO MOLHO DE LARANJA E DAMASCO

SALMÃO AO MOLHO DE LARANJA E DAMASCO

“Então é Natal, a festa Cristã!” Para quem ainda não pensou na Ceia de Natal, eis uma opção diferente! Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de paz. Feliz Natal!

SALMÃO AO MOLHO DE LARANJA E DAMASCO

INGREDIENTES
500G de salmão
2 laranjas
5 un. de damascos picados
1 colher (sopa) de amido de milho
100 ml de água
4 colheres de chá de alcaparras
1 limão
1/2 colher de café de noz moscada
1 colher de chá de raspas de limão
azeite extra virgem
sal e pimenta do reino
salsinha

MODO DE PREPARO
Preparo do Peixe: Corte o salmão em quatro filés sem pele. Tempere-os com o suco de um limão e sal. Frite-os em uma chapa somente de um lado, para dourar. Coloque-os em uma assadeira untada com azeite, pulverize com pimenta do reino e leve para assar em forno pré-aquecido, em 250 graus, por cerca de 20 min.
Preparo do Molho: Esprema duas laranjas e passe o suco pelo coador. Em uma panela coloque o suco e a noz moscada, ferva-os em fogo baixo, adicionando aos poucos as alcaparras. Deixe ferver em fogo baixo por mais 5 min, desligue e reserve, adicionando os damascos. Aqueça novamente a panela e acrescente o amido dissolvido em meio copo de água, mexendo até engrossar um pouco. Desligue e reserve.
Montagem do Prato: Coloque os filés de salmão, cubra com molho, pulverize com raspas de limão e decore-os com salsinha.
FONTE: http://pt.petitchef.com

DICA DA SEMANA

Rico em ômega-3, o salmão possui ação protetora do coração, que evita a formação de placas nas artérias, diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL) e ainda combate os triglicerídeos. O ômega-3 é um ácido graxo chamado essencial, pois não pode ser sintetizado no organismo e devem ser consumidos na forma de gorduras. Ele está presente em grande quantidade nos pescados de águas salgadas e frias, como bacalhau, atum, sardinha e salmão. Além disso, as proteínas presentes no peixe são de alto valor biológico e fácil digestibilidade, superior às da carne vermelha e de boi.
Ao retirar a pele do salmão, uma leve camada acinzentada ficará na sua superfície. Essa é a camada de gordura que permanece no filé. Para grelhar os filés, pré-aqueça uma frigideira antiaderente e coloque os filés com a face da camada de gordura voltada para a frigideira. Isso fará com que a própria gordura do peixe “frite” os filés.
FONTE: http://blogdamimis.com.br