O Sábado no Lago, transcorrido no dia 29, foi marcado por uma tarde de muito calor em Santa Cruz do Sul. O evento, realizado no Lago Dourado, culminou com o encerramento das atividades promovidas pela Coordenadoria da Mulher em conjunto com o Escritório da Mulher para lembrar a passagem do Outubro Rosa.
O ponto alto da programação foi o torneio de beach tênis feminino, que marcou a inauguração das duas quadras construídas pela Prefeitura no parque para a prática da modalidade e também do futevôlei e vôlei de areia.
A prefeita Helena Hermany (Progressistas) enfatizou que seu governo está buscando, aos poucos, oferecer mais opções de atividades no Lago Dourado para a comunidade. Após a instalação das quadras, o próximo passo é voltar a oferecer bicicletas no local e, futuramente, construir uma pista de skate e uma praça infantil. “Já temos um projeto básico e, gradativamente, iremos construindo os equipamentos previstos nele”, afirmou.
Helena estava especialmente empolgada com o mês repleto de atividades no município. Além da 37ª Oktoberfest e do Festival Santa Cruz de Cinema, já realizados, o sábado estava bastante animado, com o evento no Lago Dourado e a Procissão das Criaturas, no centro. “A cidade está pulsando, com vida,” avaliou. Conforme a prefeita, a atual gestão busca dar sua contribuição, apoiando e promovendo iniciativas de lazer, cultura e esporte. “Disponibilizamos atividades para que as pessoas tenham qualidade de vida, e isso é saúde”, concluiu.
Secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), Everson Carvalho de Bello comentou que as quadras buscam oferecer espaços adequados para o desenvolvimento das modalidades esportivas de areia no município. “Temos que oferecer equipamentos de ponta para que as pessoas possam praticar”, declarou.
A coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Solange Basso, destacou o trabalho desenvolvido ao longo do mês com foco na prevenção ao câncer de mama. Conforme ela, a atividade no Lago Dourado buscou frisar também a importância da atividade física para a qualidade de vida. “Esporte é saúde e precisa ser visto como uma ferramenta importante”, avaliou.
A comerciante Alessandra Pick participou do torneio de beach tênis formando dupla com a filha Giovanna, 11 anos. Adepta há dois anos, ela conta que a modalidade já seduziu toda a família: o marido e mais dois filhos – um homem e uma mulher, também praticam o esporte. Ela elogiou a instalação das quadras pelo município. “É uma grande sacada, trata-se de um esporte que todo mundo consegue jogar e que integra bastante gente”, definiu.
Além do torneio de beach tênis, o Sábado no Lago também contou com passeio ciclístico, corrida e caminhada. Também houve serviços de saúde, atividade de alongamento, dança e yoga, e muita animação com shows de artistas locais.
O evento também contou com o apoio do Centro Radiológico Radson e das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.