A prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza, amnhã, 11, mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação será realizada nos loteamentos Santa Maria, Beckenkamp, Residencial Viver Bem e Bairro Dona Carlota, das 7h30min às 17h. O inseto é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A estimativa é de que 1.500 imóveis, em 54 quarteirões, sejam visitados, entre terrenos, moradias e estabelecimentos comerciais.
As visitas aos imóveis serão feitas por duplas, que ao ingressar nos pátios farão uma vistoria completa nos locais, a fim de detectar a existência de focos do mosquito. Eles ajudarão os moradores na limpeza mostrando como proceder na eliminação de possíveis criadouros, focos e no recolhimento de entulhos. Na incidência de criadouros fixos – onde seja impossível a remoção -, serão chamados os agentes de endemias para fazer aplicação de larvicida. E como é de praxe, todos os moradores serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar possíveis criadouros.
Segundo dados da Vigilância Sanitária, só neste ano foram notificados 6.914 casos, e 5.081 confirmados. A maior parte deles, nos meses de abril e maio. Outros 1.796 foram descartados. Atualmente, de 79 casos suspeitos, 37 aguardam resultado e 42 deram negativo, e não há nenhum caso ativo. Só neste ano, são 5 óbitos, e 4 casos de zika confirmados. Além do Dona Carlota, os bairros com maior incidência do mosquito são o Senai, Arroio Grande, Centro, Santa Vitória, Schulz, Bom Jesus e Ana Nery.
Moradores das ruas que serão contempladas na operação já podem ir se organizando e no início da manhã de sábado, poderão deixar em frente as suas casas materiais que possam acumular água e que serão recolhidos, como latas, baldes, pneus, tanques, etc. No entanto, não serão recolhidos materiais de construção, como telhas, tábuas e restos de tijolos. A concentração para a realização do mutirão será na Escola Municipal São Canísio.
Vão atuar na força-tarefa agentes comunitários de saúde, agentes de endemias da Vigilância Sanitária e Ações em Saúde, 30 soldados do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do Município.