A Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, entrou na reta final de entrega dos trabalhos iniciais nos 204,51 quilômetros da RSC-287 entre Tabaí e Santa Maria. Conforme o Contrato de Concessão 020/2021, firmado entre a companhia e o Estado do Rio Grande do Sul, o primeiro ano da operação é focado na revitalização e manutenção emergencial de toda a extensão da rodovia.
Um dos grandes desafios desse primeiro ano, segundo a operadora da concessão, foi restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança da RSC-287. Esses trabalhos iniciais, que abrangem recuperação do pavimento, implantação e renovação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas e tachas refletivas), limpeza das vias (capina, roçada e retirada de resíduos), recomposição dos sistemas de drenagem e de segurança das rodovias, revitalização da iluminação, entre outros.
Em 11 meses de atuação, foram aplicadas mais de 60 mil toneladas de asfalto, cerca de 94 mil metros quadrados de microrrevestimento e em torno de 322 mil metros quadrados de fresados. Também foram preenchidos mais de 6 mil metros quadrados de acostamento, substituídas ou acrescentadas 3 mil placas de sinalização e implantados por volta de 4 mil metros de defensas metálicas.
“Temos 13 equipes de reparos de pavimento e implantação de drenos na rodovia, inclusive realizando a antecipação de serviços em alguns pontos. Vamos concluir os serviços iniciais e cumprir com os parâmetros de desempenho do contrato de concessão para esta etapa, entregando aos usuários uma rodovia em melhores condições de tráfego e segurança”, destaca o diretor-geral da RSM, Renato Bortoletti. A recuperação completa da rodovia ocorrerá nos próximos cinco anos, incluindo a recuperação estrutural do pavimento, pontes, elementos de segurança, dentre outros.
Até o fim do mês de julho, o total de ocorrências na RSC-287 chegou a 8 mil, dos quais 2.228 por panes mecânicas, 2.015 a respeito de animais na rodovia, 629 de pneus furados e 589 objetos na pista, entre outros. O maior número de registros ocorreu justamente no último mês, com 1.067 atendimentos. No período entre 31 de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022, a Rota de Santa Maria registrou um tráfego total na praça de pedágio de Venâncio Aires de aproximadamente 4 milhões de veículos, com média de 12 mil por dia. Já na de Candelária, o volume chegou a 2,7 milhões – 8,2 mil diariamente. Nesse período, houve 526 acidentes, sendo 13 com vítimas fatais.
Ações avançam na área da faixa de domínio
A concessionária avançou, em julho e agosto, nas intervenções relacionadas à faixa de domínio, incluindo instalação de cercas, remoção de publicidade ilegal, orientação sobre comercialização de produtos à margem da rodovia e fechamento dos acessos irregulares ou de risco junto à RSC 287. Com relação aos acessos, são 24 pontos ao longo dos 204,5 km de concessão que serão fechados.
“As prefeituras e o poder concedente foram notificados em 31 de janeiro de 2022 sobre essa atividade, que faz parte das obrigações contratuais previstas no item 3.1.6 do PER (Programa de Exploração da Rodovia). Todos os acessos possuem alternativas próximas e mais seguras para ingresso e egressos às propriedades. E ainda existe a possibilidade da apresentação de projetos de adequação para avaliação da concessionária, respeitando as normativas vigentes para autorização de acesso”, explica o supervisor de Faixa de Domínio, Maurício dos Reis Oliveira.
A Rota de Santa Maria possui a obrigação contratual de zelar pelas áreas laterais à rodovia e isso inclui a demarcação da sua divisa com cercas. O levantamento foi feito em setembro de 2021 e, a partir daí, a concessionária passou a implantar as cercas priorizando os locais onde essas estavam ausentes. Concluída essa etapa, publicou um edital relacionado aos pontos onde identificou a existência de divisas que, pelo levantamento, estão sobre a faixa de domínio listada nos decretos.
“Os proprietários que divergirem das medidas oficiais, contidas no decreto devem realizar contato com a concessionária, apresentando cópia da matrícula do imóvel, para confronto das divisas. Nos imóveis nos quais os proprietários não se manifestarem, a concessionária realizará a realocação da cerca para o ponto correto, observando a metragem listada pelos decretos”, enfatiza o assessor jurídico Rafael Barros. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 99912 9013.
Prestação de serviços e geração de empregos
Desde o final de fevereiro deste ano, a Rota de Santa Maria fornece serviços médicos, mecânicos e de inspeção de tráfego para todo o trecho entre Tabaí e Santa Maria, com a atuação de 99 colaboradores, 24 horas por dia em chamadas de acidentes, problemas em veículos, animais na pista ou outras intercorrências na rodovia. O apoio é feito por viaturas, guinchos leves e pesados, ambulâncias, reboques para apreensão de animais e caminhão-pipa. Somente nos serviços de saúde, são 67 profissionais, entre médicos, enfermeiros e socorristas. Os outros 32 trabalhadores atuam junto ao guincho pesado (oito), guincho leve (oito), inspeção de tráfego (oito) e no Centro de Controle Operacional (oito).
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) também passou a ser realizado em quatro bases distribuídas ao longo do trecho, sendo duas nas praças de pedágio existentes (Venâncio Aires e Candelária) e as demais junto aos postos de combustíveis no km 34 (Frizzo) e no km 200 (Fuzer), com área de descanso, banheiros, fraldários, água potável e estacionamento. Novas centros operacionais e de apoio ao usuário estão em fase de conclusão nas praças de Taquari e Santa Maria, com estruturas que permitirão o atendimento com ainda melhores condições.
A geração de empregos resultado da concessão da RSC-287 já supera 800 postos de trabalho, entre colaboradores diretos e terceirizados. Somente para a operação das três novas praças de pedágio – Taquari (km 47), Paraíso do Sul (km 168) e Santa Maria (km 220) – foram contratados 75 novos trabalhadores. A empresa recebe currículos pelo e-mail [email protected]. Outras informações sobre serviços e contato com a Rota de Santa Maria podem ser obtidas nos canais de comunicação da empresa: SAC 0800 1000 287; site www.rotadesantamaria.com.br, Twitter @rotadesm, LinkedIn @rotadesantamaria e Instagram @rotadesantamaria.