Desde quarta-feira, 31, as praças de pedágio da RSC-287 em Venâncio Aires e Candelária, sob a responsabilidade da Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, têm novos valores de cobrança. O reajuste, com base em levantamento de informações e dados técnicos, foi autorizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e fixa em R$ 4,10 a tarifa de pedágio para automóveis e R$ 2,10 a motos.
A Rota de Santa Maria entregou ao governo do Estado e à Agergs, em 22 de agosto, o relatório do primeiro ano de concessão dos 204,5 quilômetros da rodovia. A operação teve como foco os trabalhos iniciais, com revitalização e manutenção emergencial de toda a extensão da estrada. A recuperação completa ocorrerá nos próximos cinco anos, o que inclui o restabelecimento estrutural do pavimento, pontes, elementos de segurança, dentre outros.
Com a conclusão do primeiro ano de concessão na quarta-feira, 30, a concessionária aguarda parecer do governo e da agência reguladora para início da operação das três novas praças de pedágio. A Operação Assistida (sem cobrança) em Taquari (km 47) e Paraíso (km 168) iniciou no dia 21 de agosto e continua dentro da normalidade, sem filas, intercorrências ou incidentes, segundo avaliação da RSM. Já em Santa Maria (km 220), a atividade iniciou na quinta-feira, 1º.