Sara Rohde
[email protected]
Apesar do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiar mais uma vez a implantação dos novos modelos de placas no Brasil, no Rio Grande do Sul continua obrigatória para quem adquirir novo veículo, transferir a documentação, trocar de propriedade ou município. Conforme o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) as placas padrão Mercosul já estão valendo no Estado e o prazo não será adiado. Os valores das novas placas variam de R$ 140,00 a R$ 250,00.
O Detran-RS ainda informou que os modelos antigos não serão mais fabricados e que devido a adoção das novas placas implantadas em dezembro, o RS não pode mais voltar atrás, sendo obrigatória a colocação. No Rio de Janeiro e Bahia a implantação também entrou em vigor.
O prazo alterado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi divulgado na última sexta-feira, 28. A medida começa a valer no dia 30 de junho no Distrito Federal e demais Estados do país.
Pela quarta vez o Brasil adia a adoção das novas placas, já usadas na Argentina e Uruguai. A implantação foi anunciada em 2014 e deveria entrar em vigor em 2016, mas devido a disputas judiciais a implantação foi definida para 2017. Os brasileiros tinham até dezembro de 2018 para aderir ao novo modelo, mas o prazo foi mais uma vez alterado pela falta de integração entre o sistema de alguns órgãos executivos de trânsito com o sistema nacional.
Conforme a resolução 748 do Contran os modelos contam com quatro letras, três números e fundo branco. As cores das fontes também são alteradas, pretas para veículos de passeio, vermelhas para comerciais, azul para veículos oficiais, verde para carros em teste, dourado para diplomáticos e prata para colecionadores.