Início Geral RS fará estudo para ampliar parceria com consórcios de serviços

RS fará estudo para ampliar parceria com consórcios de serviços

Direção do Cisvale participou de encontros com as pastas da Saúde e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, na Capital

Divulgação/RJ
Pauta em comum foi a necessidade de ampliar parcerias elevando as possibilidades
de atuação dos consórcios nas regiões atendidas

A direção do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participou de encontros com as secretarias estaduais de Saúde e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, na Capital do Estado. Nas agendas, organizadas pela Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP), a pauta em comum foi a necessidade de ampliar parcerias elevando as possibilidades de atuação dos consórcios nas regiões atendidas. Um Grupo de Trabalho (GT) foi incumbido de encontrar alternativas para viabilizar novas parcerias e apontar soluções para novos projetos entre o governo e os consórcios.
Conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, a proposta da Associação visa o fortalecimento dos consórcios públicos em todo o Estado. “No encontro realizado na Secretaria Estadual da Saúde, buscou-se a ampliação dos serviços prestados pelos consórcios, por meio desta parceria com o Estado. Avaliou-se a possibilidade de incluir os consórcios no sistema de regulação de consultas, nas regiões onde isto ainda não acontece”, diz. Acompanhando o presidente e representando o Vale do Rio Pardo, estiveram presentes nos encontros a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas e o assessor jurídico, Diogo Durigon.
Na reunião com a secretária Arita Bergmann ficou acertado que os temas discutidos seguirão em pauta, por meio de um Grupo de Trabalho (GT), que fará um levantamento de quais serviços cada consórcio produz, quais as carências de cada região e o que os consórcios podem contribuir. Novos critérios de rateio também serão estudados do ponto de vista técnico. “Consórcio de saúde é parte do SUS, é complementar. Vamos planejar o futuro e definir, juntos, como os consórcios entrarão na composição da rede assistencial”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Já na segunda agenda, na pasta do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, o secretário Carlos Rafael Mallmann recebeu a comitiva liderada pela AGCONP, para ampliar a discussão sobre parcerias público-privadas por meio dos consórcios regionais. “Na mesma linha com a Saúde, levamos para o secretário a importância de fortalecer as parcerias e elevar as possibilidades de serviços oferecidos pelos consórcios nas regiões que eles atuam”, destaca Becker.