Início Geral Rota Caminho dos Tropeiros é atração

Rota Caminho dos Tropeiros é atração

Nesta semana, Candelária e região começam a contagem regressiva para o início de mais uma Expocande – 6ª edição da Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Candelária, que acontece de 26 de abril a 1º de maio, no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini. Para integrar as diversas atrações que serão oferecidas durante o evento está a Rota Caminho dos Tropeiros, com atrativos que destacam o Turismo Rural e Histórico-Cultural do município. “Esta será mais uma opção para que os nossos visitantes possam conhecer um pouco mais sobre os imigrantes alemães que por aqui passaram e habitaram”, destaca o presidente da Feira e secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann.
Para quem tiver interesse, o passeio será oferecido nos dias 28 e 29 de abril, bem como no feriado, 1º de maio, sempre das 14 horas às 17h30min. Com o valor de R$ 30,00, inclui transporte, os ingressos aos atrativos e acompanhamento de um condutor local. Entre as atrações estão o Aqueduto, Horto Medicinal Girassol, Ponte do Império, Moinho Colonial, assim como o Museu Rural.  As saídas serão com grupos de, no mínimo, 10 pessoas. As inscrições podem ser feitas, antecipadamente, durante a 6ª Expocande, no estande da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Candelária ou com a Gelsdorf Agência de Viagens e Turismo Receptivo nos fones (51) 3743-1248 / 8219-2748. Mais informações: [email protected] ou [email protected].

ROTA
Na Rota Caminho dos Tropeiros serão conhecidas cinco propriedades agrícolas, que encontraram nesta atividade uma alternativa de diversificação, aproveitando seus potenciais, tanto histórico-culturais como naturais, para o desenvolvimento do segmento turístico em suas localidades. A passagem dos tropeiros é evidenciada em monumentos históricos construídos no período do Império, assim como no desenvolvimento do comércio da antiga colônia Germânica, aliados aos atrativos naturais de Candelária.

Odete Jochims

Aqueduto é um dos pontos turísticos de Candelária visitados no roteiro

Durante o passeio é possível verificar o patrimônio arquitetônico, que mostra a personalidade forte dos imigrantes alemães na região. As agroindústrias nas propriedades dão sabor à Rota, pois durante o percurso é possível provar as delícias coloniais deixadas como herança para os descendentes, que até hoje mantêm acesas suas tradições.


Feira evidencia o potencial rural de Candelária

Em sua sexta edição, a Expocande vai colocar em evidência o potencial rural de Candelária com a Feira Agropecuária e a Exposição da Agricultura Familiar. “Além de destacar o potencial das famílias produtoras, queremos mostrar que existem várias formas de diversificação, o que também valoriza o que é produzido em nossa terra”, destaca o coordenador das exposições, Adriano Wollmann.
O Pavilhão da Feira Agropecuária vai abrigar 22 expositores, todos produtores rurais provindos de várias localidades do interior de Candelária. No local, os visitantes poderão conferir além dos implementos agrícolas, as mostras de bovinos leiteiros – destaque para as raças europeias e zebuínas -, gado de corte, ovinos, equinos e pequenos animais, entre eles, coelhos, galinhas, pavões, gansos e outros. Na área externa, a novidade fica por conta da exposição de gado de corte rústico. “Estamos trabalhando para que esta seja uma das maiores mostras de animais já realizadas durante a Expocande”, completa Wollmann.

Divulgação/RJ

Pequenos animais serão destaque na Feira Agropecuária

Outra forma de evidenciar e fortalecer o setor agrícola local, será a Exposição da Agricultura Familiar, com produtos coloniais e mostra de variadas espécies de flores e de peixes criados na pequena propriedade. No mesmo local, haverá os estandes de entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar RS), Emater, Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), entre outras. Já no lonão localizado ao lado do Pavilhão Agropecuário acontecem também as palestras interativas e as demonstrações técnicas sobre diversos temas que envolvem a agropecuária, que fazem parte da Agenda Técnica do evento.

Agenda Técnica
27/04 (sexta-feira) – 14 horas – Palestra Agroindústria Familiar – Legislação e Mercado – com o Assessor de Política Agrícola, Jocimar Rabaioli, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) do Rio Grande do Sul, e pelo engenheiro de Alimentos, Renato Cougo  dos Santos da Emater/Ascar-RS.
Local: Lonão ao lado do Pavilhão Agropecuário
Apoio: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)

28/04 (sábado) – 10 horas – Palestra Manejo de Ovinos – com o zootecnista do Senar-RS, Paulo Henrique da Silva.
Local: Lonão ao lado do Pavilhão Agropecuário
Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS)
*Durante todo o sábado acontecem demonstrações sobre Técnicas de Legislação Ambiental no estande do Senar-RS, dentro do Pavilhão Agropecuário

30/04 (segunda-feira) – 13h30min –
Palestra Melhoramentos Genéticos de Bovinos Leiteiros a cargo da Alta Genética – com o médico-veterinário da Alta Genética e professor universitário, Francisco Fucks.
Local: Lonão ao lado do Pavilhão Agropecuário
Apoio: Associação de Produtores de Leite de Candelária