Rosibel Fagundes
[email protected]
O domingo ensolarado reuniu cerca de 35 mil pessoas na 43ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt em Santa Cruz do Sul. Com o lema “Com a Mãe e Rainha, vamos ao encontro de Jesus”, a procissão contou com a participação de fiéis vindos de diversos municípios da região que buscaram fortalecer a fé e agradecer pelas graças alcançadas. O evento religioso teve início às 8h30, em frente à Igreja São José, no Bairro Goiás. Acompanhando a imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, os fiéis seguiram pela Avenida Gaspar Bartolomay e após pela BR 471, no Bairro Bom Jesus até o Santuário. Um grupo de romeiros vindos pela ERS-409, da Igreja Santa Tereza, de Vera Cruz se juntou a peregrinação. Cantos e orações foram feitos durante o percurso de 2,8 quilômetros. Na chegada, uma missa campal foi ministrada pelo Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloisio Dilli e por sacerdotes.
De acordo com um dos organizadores, Matheus Swarowsky, embora o número de romeiros tenha ficado um pouco abaixo do esperado o evento foi positivo. “Esperávamos em torno de 40 mil pessoas, ficou um pouco abaixo, mas estamos muito satisfeitos com o resultado. Foi um dos eventos de maior concentração de pessoas em termos espirituais. Tivemos muita participação nas orações e nos cantos, e principalmente na Santa Missa e na comunhão. Podemos concluir o alto grau da espiritualidade dos nossos peregrinos, das pessoas que participaram da romaria. Tudo foi de acordo com o planejado, a caminhada também ficou dentro do tempo previsto. Só precisamos agora agradecer as pessoas que participaram, a Prefeitura que nos ajudou, entidades, empresas parceiras e voluntários que auxiliaram na realização deste evento”, afirmou.
Entre os peregrinos estava a industriária, Deise de Carvalho, 45 anos. Moradora do Bairro Goiás, ela percorreu o trajeto com os pés descalços. “Foi um momento de agradecer de renovar votos. Participo há três anos, fui convidada por minha irmã e desde então eu sempre venho. Sempre tenho algo a agradecer. Tenho trabalho, saúde, uma família maravilhosa e muitas coisas boas em minha vida”, admite.
Para a aposentada, Odete Kauffamnn, de 78 anos, de Vale do Sol, nem mesmo a idade avançada foi um empecilho. “Eu já participo faz uns sete anos. Tinha sérios problemas na coluna, fiz tratamento e aos poucos estou melhorando. Mesmo que eu faça apenas uma parte do trajeto, eu já me sinto muito feliz. Só tenho a agradecer. A esperança e a fé, é o que me mantém de pé e assim eu vou pedindo mais uma graça. Desta vez, peço pelo meu neto que está em busca de trabalho”, comentou.
Além da devoção, o evento também foi de solidariedade. Mais de três toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas em quatro pontos de coleta distribuídos ao longo do trajeto da Romaria. A iniciativa inédita no evento foi vista com grande satisfação por Matheus Swarowsky, “nos surpreendemos com a quantidade de doações e nesta segunda-feira, 25, fizemos uma triagem e separação dos itens que serão distribuídos entre as paróquias de Santa Cruz onde há mais pessoas necessitadas”, concluiu.