Rosibel Fagundes
[email protected]
A 43ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt acontece neste domingo, 24, em Santa Cruz do Sul. Com o lema “Com a Mãe e Rainha, vamos ao encontro de Jesus”, os devotos percorrerão 2,8 quilômetros até o Santuário localizado às margens da BR 471. De acordo com um dos organizadores, Mateus Swarowsky, a programação tem início às 8h30 em frente à Igreja São José, no bairro Goiás. “A peregrinação parte em frente da Igreja e segue pela Avenida Gaspar Bartholomay até o trevo do Bom Jesus. De lá nos reuniremos com os romeiros que vierem da Igreja Santa Tereza, de Vera Cruz e seguiremos em caminhada até o Santuário. No local, às 10 horas será celebrada uma missa campal presidida pelo Bispo Dom Aloisio Dilli. Haverá um momento solene e benção ao santíssimo, além de espaço para confissões”, afirmou.
A novidade para esta edição será a doação de alimentos não perecíveis como explica Swarowsky. “Estamos pedindo aos romeiros que tragam um quilo de alimento. Pois, além de rezarmos e agradecermos as nossas bênçãos será um momento de realizar uma ação concreta ao nosso próximo. Queremos arrecadar uma quantidade significativa de doações que serão encaminhadas às nossas paróquias de Santa Cruz, onde as mesmas ficarão encarregadas de distribuir estes materiais às pessoas mais necessitadas da comunidade”. Serão quatro pontos de coleta disponíveis para doações: em frente à Igreja São José, na esquina da Gaspar Bartolomay com a São José, no trevo junto a BR 471, e em frente ao portão do Santuário.
A expectativa em torno do evento é bastante positiva e a organização estima que mais de 40 mil fiéis participem. “Todo o ano temos um aumento em torno de 10% no número de romeiros. Mas, é claro dependemos das condições do tempo. No ano passado, tivemos 38 mil e este ano nossa expectativa é ultrapassar os 40 mil”, declarou Swarowsky.
Como em edições anteriores haverá uma estrutura com tendas onde serão comercializados lanches e bebidas. Após o término da romaria, haverá ônibus até a Igreja São José.