Aprenda a fazer este risoto na pressão para o almoço ou jantar do fim de semana! Além de delicioso, ele fica pronto em apenas 30 minutos. É aquela opção de refeição fácil e perfeita para os fãs de um risoto bem cremoso e irresistível. Confira!
INGREDIENTES
* 3 colheres (sopa) de manteiga
* 1 dente de alho amassado
* 1 e ½ xícara (chá) de arroz parboilizado
* 2 gomos de linguiça calabresa picada
* 1 cubo de caldo de legumes
* 2 e ½ xícaras (chá) de água
* ¼ de xícara (chá) de vinho branco seco
* 1 copo de requeijão cremoso (200g)
* 50g de queijo parmesão ralado
* 1 xícara (chá) de couve em tiras
MODO DE PREPARO
Em uma panela de pressão, derreta a manteiga, em fogo médio, e refogue o dente de alho amassado com o arroz parboilizado. Adicione a linguiça calabresa picada e misture. Despeje o cubo de caldo de legumes dissolvido na água, o vinho branco, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue o fogo, espere toda a pressão sair naturalmente e abra a panela. Adicione o requeijão cremoso, o queijo parmesão ralado, a couve fatiada, misture tudo e sirva em seguida, se desejar, decorado com cebolinha.
FONTE: instagram/@guiadacozinha
DICA DA SEMANA
O arroz parboilizado é uma espécie de arroz pré-cozido. Ele passa pelo processo de parboilização, que consiste em dois processos: o primeiro é o de encharcamento, em que ele ainda com casca fica mergulhado em um tanque de água quente por algumas horas. Nisso, muitos nutrientes penetram no grão quando o líquido é absorvido. O segundo processo é o de aquecimento, em que o arroz úmido é submetido a temperaturas elevadas, ocorrendo sua gelatinização. Assim, os nutrientes se fixam. Depois disso, ocorrem os processos de secagem, descascamento, polimento e seleção.
O nome parboilização vem da junção de duas palavras inglesas, partial, que vem de parcial ou parcialmente, e boiled, que significa cozido, mostrando que é um tipo de arroz parcialmente cozido.