Início Especiais Riovale lança Santa Cruz em Números 2022

Riovale lança Santa Cruz em Números 2022

Revista traz dados sobre os diversos segmentos públicos e privados do município

Luciana Mandler
[email protected]

Depois de comemorar seus 46 anos de história em setembro, neste mês o Riovale Jornal traz uma novidade: o lançamento da revista Santa Cruz em Números 2022. Anualmente, o periódico é impresso com informações de diversos setores, desde saúde, educação, segurança pública, economia, renda e emprego a meio ambiente, cultura, turismo, esporte, bem como dados gerais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Conhecida pelos belos cartões postais e belezas naturais, Santa Cruz do Sul também se destaca pelo crescimento e desenvolvimento ao longo de cada ano, inclusive após mais de dois anos de pandemia de covid-19. Os setores começam a colocar suas atividades o mais próximo do normal. A economia, por exemplo, reagiu, o que reflete diretamente nas oportunidades de empregos formais. De acordo com dados apresentados na editoria Emprego e Renda, o número de admissões superou o de demissões.


Na agricultura, uma das principais atividades econômicas de Santa Cruz, especialmente na fumicultura, também há boas notícias. O município aparece no ranking dos 15 maiores produtores de tabaco do Brasil, voltando a ocupar a décima colocação. Ainda, está presente na lista das 50 melhores cidades do País em 2022: na lista das de médio porte, figura na 30ª posição. Em relação ao Rio Grande do Sul, ficou em quinto lugar, atrás de Bento Gonçalves (sexto), Farroupilha (nono), Erechim (12º) e Lajeado (13º).


Esses resultados jamais seriam possíveis se não fosse o desenvolvimento como um todo do município. Seja através do Poder Público ou dos agentes privados, cada setor busca sempre melhorar atendimentos e serviços, proporcionando mais qualidade de vida para a comunidade. Não é à toa que tem quem opte por morar em Santa Cruz.


Antes de tudo, é preciso lembrar que a trajetória tem marcas do passado, quando os primeiros imigrantes alemães aqui chegaram. O trabalho braçal nas terras devolutas da antiga Colônia de Santa Cruz contribuiu para tornar o município o que é hoje. A nova geração vive o presente com os olhos no futuro, sem deixar de lado a força, a esperança e a determinação.


Neste ano, para ilustrar a capa da revista Santa Cruz em Números, a editora pensou em valorizar a representatividade de todos os avanços por intermédio dos irmãos Isabella e Nicolas Berger Kaufmann, que seguem as tradições herdadas dos imigrantes alemães. Eles dançam no Centro Cultural 25 de Julho e mantêm viva a história do município. Os irmãos representam o passado, o presente e futuro.