Por: Ricardo Gais
[email protected]
“O jornal da Comunidade” está completando nesta terça-feira, 22, mais um ano de história. São 44 anos de muita informação e conteúdo de qualidade que chega até a casa de seus assinantes, leitores e amigos do Riovale. O jornal circula nas terças e sextas-feiras de forma ininterrupta desde 1976, ano de sua fundação, por Cacildo Pagel, em Santa Cruz do Sul. Em 1979, a empresa foi adquirida por Adalberto Felippe Dreher e um ano depois, seu filho André Felipe Dreher juntou-se para comandar a direção do Riovale, sendo esta a função que passa a exercer sozinho a partir de 1995.
Conforme o diretor André Felipe Dreher, o jornal impresso tem se constituído em um veículo de comunicação cada vez mais importante por sua credibilidade. “Estes 44 anos aumentam nossa responsabilidade. É muito fácil errar. E no jornal físico não tem volta. Nas mídias sociais ainda pode ser remediado, mas o que também não nos exime de rigorosos cuidados”, pontua.
André salienta o compromisso com os leitores do Riovale, no impresso e com os internautas, e destaca a prioridade em confirmar a veracidade do que é informado, sem a pressa de “largar primeiro” a notícia. “Em função destes cuidados, somos um dos poucos jornais do RS com mais de quatro décadas sem nenhum processo por calúnia ou difamação”, disse.
Uma marca do Riovale é o pioneirismo, pois teve a primeira publicação jornalística da região do Vale do Rio Pardo impressa em off-set. Em 1990, teve a capa e contracapa em cores e com fotolito e impressão realizada em gráfica própria. Já o ano de 1994 também marcou a trajetória do veículo, sendo o primeiro jornal do interior do Rio Grande do Sul a ter suas páginas diagramadas em computador. No ano de 1996, o Riovale novamente entrava para a história como sendo o primeiro jornal a circular nas segundas-feiras. Atualmente, o jornal circula as terças e sextas e tem a sua sede na Rua Osvaldo Cruz, 402.
Nas páginas do Riovale Jornal o leitor pode conferir matérias sobre diferentes assuntos como política, esporte, cultura, polícia, variedades, saúde, educação, além de colunas sobre diversos assuntos e as páginas sociais. Em 2020, o jornal também passou a contar com páginas especiais sobre alemão, inglês, advocacia e artigos militares. O jornal também realiza diversos cadernos especiais, de variados assuntos, no qual, empresas da cidade contam sua trajetória de sucesso. Ainda neste ano, o Riovale Jornal e a Rádio Santa Cruz firmaram uma parceria para dar mais agilidade as notícias.
“2020 tem sido um ano difícil, pois a pandemia atingiu a todos. Mas somos muitos gratos a todos nossos leitores, assinantes e anunciantes, pelo prestígio e confiança em nosso trabalho. Trabalho que chega em vossos lares graças a nossa valorosa equipe, dos mais diversos setores, que sempre tem se esmerado para continuarmos firmes, sem perdermos a essência de nossa missão: informar com responsabilidade”, destacou André.
O ano de 2020 também está sendo diferente na cobertura de eventos do Município, já que devido à pandemia de Covid-19, muitos foram cancelados ou estão sendo realizados de forma on-line. A Oktoberfest, Festa das Cucas, Festival Santa Cruz de Cinema, Stock Car, são alguns dos eventos abordados pelo jornal, bem como o desenvolvimento de Santa Cruz na área socioeconômica, as realizações artísticas e culturais, as conquistas esportivas e outros assuntos com foco especial em aspectos locais.
Neste ano, o Riovale Jornal também passou a contar com um novo site, mais moderno e com notícias instantâneas que também são compartilhadas na rede social Facebook. Uma das publicações mais significativas do Riovale é a revista “Santa Cruz em Números”, que em suas páginas retrata um cenário geral do Município, proporcionando amplas informações sobre a realidade de Santa Cruz do Sul através de dados fornecidos pelos órgãos municipais.