A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está entre os 172 centros de treinamento apontados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro como aptos a receber delegações internacionais em 2016. A divulgação foi feita na última terça-feira, dia 24, pelo próprio comitê. Agora, a instituição será incluída no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, que será entregue em Londres aos comitês nacionais para a escolha final dos centros de treinamento.
A próxima etapa do processo é a assinatura do termo de compromisso para disponibilizar a infraestrutura e os serviços da universidade durante o período de aclimatação dos atletas que irão competir nos Jogos Olímpicos. A previsão é que o documento seja assinado no início da próxima semana por autoridades da Unisc e da Prefeitura Municipal, que, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, apoiou a universidade desde a sua candidatura para ser centro de treinamento.
De acordo com Fabrício Gianezini, coordenador do setor Unisc Esporte, o comitê informou que a instituição está apta para receber treinos de judô e taekwondo. No entanto, nada impede uma negociação com as delegações para que a Unisc também possa receber outros esportes. Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) haviam visitado a universidade no dia 18 de outubro de 2011, quando conheceram toda a sua infraestrutura.