Luciana Mandler
[email protected]
A pandemia prejudicou diversos setores, entre eles, um dos mais lesados está a cultura. Porém, graças a leis de incentivos está sendo possível, aos poucos, recomeçar. O projeto “Reviravolta Cultural: a Casa é de Vocês” é uma contrapartida dos recursos recebidos via Lei Aldir Blanc do Edital 001, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e refere-se a subsídio de despesas fixas de espaços culturais, entre outros.
Dessa forma, a Associação Pró-Cultura Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, utilizou os recursos para cobrir algumas despesas como energia elétrica, água, telefone, internet, manutenção, vigilância, impostos e taxas bancárias, como também o salário da estagiária, explica a responsável do projeto Isabel Zanetti. Inclusive, o relatório referente à prestação de conta desse recurso já foi encaminhado à Secult.
Isabel explica que o projeto Reviravolta Cultural tem como objetivo principal apoiar os artistas locais, oferecendo o que pode neste momento de tanta dificuldade: “espaço físico, infraestrutura e equipe de voluntários”, aponta. “Por isso, abrimos inscrições para que todos artistas locais tivessem a oportunidade de submeter propostas, das quais seis foram selecionadas e as demais arquivadas para outras oportunidades”, acrescenta. “Nosso foco é apoiar os artistas da forma que conseguimos neste momento de tantas dificuldades, e incentivar a arte e cultura por meio dessa programação de atividades de modo mais recorrente na nossa comunidade”, completa.
INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO
Assim, a programação inicia com a oficina de iniciação ao teatro ministrada pela artista e atriz Camila Geesdorf. A oficina ocorre nesta quinta-feira, 29, a partir das 18h30. O público-alvo dessa oficina é jovem: crianças, adolescentes e jovens adultos (a partir de 10 anos de idade). A inscrição pode ser feita através do e-mail: [email protected] ou do WhatsApp (51) 9 8923-7808, e o valor é de R$ 35 (o pagamento pode ser feito via PIX). Esse valor é integralmente direcionado à artista que ministra a oficina. A inscrição pode ser feita até quarta-feira, 28, dentro do horário de funcionamento da Casa que vai até as 17h30.
IMPORTÂNCIA DE RECURSOS
Para a responsável pelo projeto Reviravolta Cultural, Isabel Zanetti, os recursos viabilizados são um respiro neste momento tão delicado de pandemia. “Como somos uma Associação composta por voluntários, nosso objetivo, além de manter a Casa das Artes, é e sempre foi apoiar os artistas da nossa comunidade e região, então nossos projetos foram focados em como poderíamos reverter esses recursos para eles”, destaca. “Sabemos que esses recursos são emergenciais, foram disponibilizados para sobrevivência da arte, cultura, artistas e demais produtores culturais. Esse mercado sempre precisou de apoio e incentivo e esses recursos nem sempre chegam onde são mais necessários”, reflete.
Isabel acredita que através de projetos e incentivos pode se fazer mais e ir além, “não só ter um respiro, poderemos respirar profundamente”, aposta. “Afinal, arte e cultura são essenciais para o desenvolvimento de uma comunidade e queremos tornar isso presença no cotidiano e acessível para todos”, conclui.
Para finalizar, Isabel ainda avalia que o projeto é a continuação de uma retomada lenta, cuidadosa e controlada. A Casa das Artes Regina Simonis fechou devido à pandemia no final de março de 2020 interrompendo a exposição da artista Zoraiva Bettiol, lembra. “A reabertura aconteceu em novembro com a exposição ‘Flores Concretas’, de Marcelo Hubner, seguida do ‘Bazar de Natal’ e pela primeira exposição do ano de 2021, ‘Da Loucura à Lucidez’ que foi, por sua vez, interrompida no final de fevereiro”, recorda.
“Desde então estamos fechados ao público e passamos a realizar somente projetos internos. Essas atividades foram promovidas com vagas limitadas e com participantes inscritos, como nas cinco oficinas realizadas, ou com convidados como nos projetos ‘Circuito na Arte na Casa’ e ‘Histórias Extremas’”, conta.
A reabertura da Casa ao público aconteceu na metade do mês de julho/2021, mas ainda possui restrições e cuidados, principalmente quanto a quantidade de pessoas no local. “Todos os eventos do projeto Reviravolta Cultural têm inscritos e/ou público limitado e protocolos de segurança e prevenção. Podemos enxergar a luz no fim do túnel, mas devemos ser cuidadosos para não nos perder pelo caminho”, finaliza.
SEIS PROPOSTAS
Como dito anteriormente por Isabel Zanetti, no total seis propostas foram selecionadas para essa programação, sendo elas quatro oficinas e duas apresentações/saraus. “Cada evento é único e diferente, pois estamos priorizando as escolhas de cada artista individualmente”, enfatiza. De acordo com Isabel, as datas não estão ainda todas fechadas, mas pôde adiantar os próximos eventos:
Dia 6 de agosto: “Noite de Zambas, Chacareras e Chamamés” com a dupla Carlos Alcemar de Oliveira e Raul Unfer;
Dia 7 de agosto: “Oficina de Tear Decorativo” com a artista Ivani Ana Friederich.