Carnaval
Santa Cruz do Sul viveu mais um carnaval fora de época. Tradicional no município, o Santafolia foi realizado no sambódromo do Parque da Oktoberfest no dia 12 de março e teve como Rei Momo Antonio Carlos Grecka, como Rainha Sabrina Tatiana Correa, como 1ª Princesa Priscila Franco e 2ª Princesa Shana da Rosa Oliveira. Entre as cinco escolas que desfilaram, a Imperatriz do Sol sagrou-se campeã pelo voto popular, trazendo o tema “Sou compatível, não me leve a mal, hoje a vida é destaque neste carnaval”. A escola buscou relembrar o drama vivido pela jovem Mariana Eidt na busca por uma doação de medula óssea. Com 500 votos, a Imperatriz contabilizou seu oitavo título, sendo dois por votação popular e cinco com comissão julgadora.
Arquivo RJ
Imperatriz do Sol trouxe a doação de medula para avenida
Santa Cruz é Joia
Entre os dias 14 a 17 de abril, o Parque da Oktoberfest tornou-se palco das preciosidades municipais com a segunda edição do Santa Cruz é Joia. Realizado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul através da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, contou com mais de 100 expositores de vestuário, móveis, decoração, gastronomia, tecnologia e artesanato. Entre as atrações estava o documentário sobre os 17 anos da conquista do Pitt Corinthians, inauguração do Memorial do Atleta, da folheteria Ruas do Sabor e também da rota turística entre Rio Pardo de Santa Cruz do Sul.
Arquivo RJ
Memorial dos Atletas teve sua inauguração durante o Santa Cruz é Joia
Feira do Livro
Em 2010, a Praça Getúlio Vargas tornou-se novamente o universo dos livros, quando de 27 de agosto a 04 de setembro foi palco da 24ª edição da Feira do Livro, que teve como tema Ler é uma arte. Realizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), teve como patrono o amazonense Thiago de Mello e como homenageada a escritora Moina Fairon Rech. Entre os 09 dias de Feira foram comercializados 34 mil livros e circularam 42 mil pessoas entre os estandes.
Arquivo RJ
Praça tornou-se novamente universo dos livros
Semana Farroupilha
O tradicionalismo teve seu espaço reservado no Parque da Oktoberfest entre os dias 12 a 20 de setembro. A 42ª Semana Farroupilha foi realiza pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul em parceria com a Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e teve como tema estadual “Nossas Raízes”. Célia Carvalho presidiu a comissão organizadora e a Chinoca de Honra do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria, Adelacir Flores de Souza, a tia Délia, foi a tradicionalista homenageada. O desfile aconteceu na tarde do dia 20 de setembro, na Rua Ernesto Alves, contando com uma participação de peso dos CTGs do município.
Arquivo RJ
Amor pelo Rio Grande do Sul foi exaltado na Semana Farroupilha
Oktoberfest
De 05 a 16 de outubro aconteceu a 27ª edição da Festa da Alegria e recebeu 400 mil pessoas. Com o tema Contando histórias… Era uma vez, a Oktoberfest e Feirasul foi presidida por Luís Carlos Moritzen e por Ênio Ernesto Wermuth e teve como Rainha Emily Dockhorn e com princesas Paula Fengler e Bruna Molz. Entre os destaques desta edição da festa estão os shows de Ivete Sangalo, Restart, Michel Teló, Exaltasamba, Charlie Brow Jr, LS Jack, e a dupla santa-cruzense Junior e Marcel, o recorde de público nos dois desfiles, e também no Dia da Maturidade Ativa, com a presença de 200 mil idosos. Os doze dias de festa geraram um lucro de R$ 537,5 mil, onde foram comercializados 120 mil litros de chope e 37 mil litros de água e refrigerante.
Arquivo RJ
A magia das histórias infantis foi tema da 27ª Oktoberfest
Enart
Santa Cruz do Sul tornou-se a casa dos gaúchos de 18 a 20 de novembro, quando aconteceu a 26º Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), o 15º realizado no município. Ao todo, estiveram reunidos mais de 4 mil competidores divididos em 24 modalidades, sendo 81 grupos nas forças A e B. O CTG Rancho da Saudade, de Gravataí, 1ª RT, sagrou-se tri-campeão nas danças tradicionais Força A e na Força B o vencedor foi a Sociedade Gaúcha Lomba Grande de Novo Hamburgo, 30ª RT. Cerca de 70 mil pessoas circularam pelo Parque da Oktoberfest durante os três dias do evento e houve mais de 300 mil acessos na TV Tradição. Dos participantes de Santa Cruz do Sul na Força A, o CTG Lanceiros de Santa Cruz ficou em 7º colocado e o CTG Rincão da Alegria em 17º. O CTG Tropeiros da Amizade ficou entre os 40 colocados na Força B.
Arquivo RJ
Este ano foi comemorado 15 anos de Enart em Santa Cruz do Sul
Shows
A música teve muito espaço em Santa Cruz do Sul, tendo um apoio fundamental do Serviço Social do Comércio (Sesc) através do Arte Sesc – Cultura por toda parte, apresentando músicos de renome. Vale destacar o projeto Música em Movimento, da Souza Cruz, que reuniu no mesmo palco os músicos Joca Martins, Renato Borghetti, Os Fagundes e a Orquestra de Porto Alegre. A Universidade de Santa Cruz do Sul também contribuiu com os shows da banda Bidê ou Balde e da Reação em Cadeia. Em nível internacional circulou por aqui o Geminis Bee Gees e o The Beats, que levaram muitas pessoas a reviver seus tempos de adolescência. A Orquestra de Teutônia se apresentou duas vezes durante o ano, em ocasiões distintas, sem esquecer as tantas apresentações da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). Um Rock de Galpão também passou por aqui, bem como o Natal em Cordas de Marcello Caminha e do Dia Beatle realizado quase no finzinho deste ano. Outros tantos nomes da nossa música marcaram sua presença, que se torna impossível citá-los.
Arquivo RJ
The Beats foi um dos destaques internacionais que se apresentaram por aqui
Livros
No campo da literatura também não fizemos feio. Muitos santa-cruzenses já figuraram no mundo dos livros, lançando suas obras, como o ex-prefeito José Alberto Wenzel (Exercícios Ambientais), o professor Leonardo Andriolo (Com passos lentos, mas firmes) e seus filhos Henrique (Uma aventura na fazenda) e Guilherme (A lenda do puffle dourado). A coordenadora de cultura Marli Silveira teve mais uma obra publicada (Transversos) desta vez em parceria com o poeta Thiago de Mello, bem como o padre Álvaro Lenhardt, que reuniu seus versos e lançou seu primeiro livro (Pelos caminhos da vida). Na área de educação também surgiram publicações diversas, mostrando que temos uma comunidade preocupada com o futuro.
Arquivo RJ
Padre Álvaro Lenhardt reuiniu suas poesias na obra Pelos Caminhos da Vida
Exposições
Mas não é só de música e leitura que somos enriquecidos. As artes visuais e plásticas tiveram espaço cativo, circulando pela Casa das Artes Regina Simonis, pelo Centro de Cultura Francisco José Frantz, pelo Max Shopping Center, pelo Shopping Santa Cruz e também pela Universidade de Santa Cruz do Sul.
Arquivo RJ
Casa das Artes Regina Simonis é um dos destaques da área cultural do município
Christkindfest
Durante todo o mês de dezembro, o espírito natalino foi ressaltado com uma intensa programação. A Christkindfest trouxe a magia da época com três desfiles de rua, sessões de cinema e diversas programações artísticas e culturais. O bom velinho foi bem requisitado e ganhou um espaço especial na Praça Getúlio Vargas, centro das atividades. Este ano, um dos pontos principais foi as realizações dos concursos natalinos como vitrines decoradas, customização do Papai Noel, decoração de Árvores de Natal, concurso de desenho e redação. O encerramento das atividades aconteceu no dia 24 de dezembro, com o sorteio de um carro 0km.
Arquivo RJ
Desfile Natalino levou a magia da data aos corações dos santa-cruzenses