Pr. Jair Hein
A Bíblia Diz: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova” (Isaías 43: 18-19).
Como é bom saber que Deus nos dá novos começos, anima-nos mostrando sempre que há um lugar de renovação. O início de um ano é sempre um bom momento para um recomeço.
Para tanto precisamos deixar as coisas que já se passaram para trás. Essa decisão tem que ser pessoal, isso requer força de vontade, uma tomada de posição para nos desligarmos de coisas que não trarão ajuda no processo de crescimento e de transformação. Raramente as circunstâncias mudarão sem que algo mude primeiramente em nós mesmos. Se quisermos experimentar a vida abundante que o Senhor Jesus já preparou para que dela desfrutássemos, temos que deixar o passado para trás como somos advertidos: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas”. Quando ficamos lembrando as coisas que não trouxeram nenhum benefício a nós, estamos fazendo que cada circunstância dolorosa seja novamente sentida e sofrida. Parece que gostamos de ruminar as desilusões, as amarguras, isso se torna um vício muito nocivo a nossa saúde física e espiritual.
Temos certeza que nada mudará sem que tenha um momento onde ficamos cansados da vida rotineira que levamos, onde as reclamações, as tristezas por recordações ruins, fazem parte da nossa maneira de ver a vida, roubando assim a visão do que é belo e bom. Precisamos abandonar o caminho em que vínhamos andando, pois se isso não ocorrer, mudança alguma acontecerá ficando impossível um novo começo. Deus espera a nossa cooperação nesse processo, Ele nada pode fazer se o que cabe a nós fazermos, não é feito. Pois Ele trabalha em parceria conosco. A nossa parte Ele não faz. Portanto, é responsabilidade nossa dizermos e agirmos sobre esta confissão: “Este é o lugar de um novo começo para mim”.
Temos que dar um “basta” na desesperança que é coisa antiga da nossa vida, e que nos traz frustrações, amarguras, desamparo, derrotas. A esperança vence o desespero. Bendita esperança que nos vem da vida de Jesus.
Hoje pode haver “algo de novo” em nossas vidas, se simplesmente pela fé crermos “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).
Email: [email protected] – Fone: (51) 3711-3835 – Site: www.ibpscs.com.br