Entrou em funcionamento nessa terça-feira, 1º, uma nova estrutura para abrigar mais dez vagas abertas na Residência Inclusiva de Santa Cruz do Sul, destinada ao acolhimento de jovens e adultos com deficiência, que não tenham condições de autossustentabilidade ou retaguarda familiar.
A casa abriu suas portas na Rua Tiradentes, 490, no Centro da cidade e tem capacidade para até dez pessoas. O local funciona como uma moradia, portanto, durante 24 horas, e a gestão acontece por meio de um termo de cooperação firmado entre o Município e o Hospital Ana Nery.
A Residência Inclusiva é um programa que existe no Município desde 2016. A primeira estrutura foi implantada no Bairro Santa Vitória, onde funciona até hoje, com oito vagas. O serviço tem como porta de entrada a Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Assistência Social (Seppas) e o atendimento não acontece por livre demanda, mas por encaminhamentos via rede socioassistencial do Município.
Estiveram em visita no primeiro dia de funcionamento da casa, a secretária municipal de Políticas Públicas e Assistência Social, Ana Lúcia Dalla Favera Grotto, a promotora de Justiça Nádia Baron Ricachenewsky, o diretor executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Gobbi, a coordenadora administrativa da Residência Inclusiva Lidiane Henn e a coordenadora de Saúde Mental do Município Anelise Apratto.