Na coluna anterior coloquei aqui uma entrevista com o Pedro Henrique, jogador de futebol, que está atuando na Turquia. Ele é natural ali de Pinheiral, portanto, gente nossa. A política deste veículo de comunicação sempre foi falar das pessoas que moram aqui e de fatos relacionados com o nosso esporte. Fiquei feliz com a boa repercussão, pois este jovem é gente boa e sempre foi tranquilo para tratar todo mundo. Estará de volta daqui a dois meses, quando estará de férias lá da Turquia.
O futebol voltou na Alemanha
A Liga da Alemanha é uma das cincos maiores da Europa. Lá eles voltaram no final de semana com jogos sem público e sem abraços nas comemorações. Claro que a volta do futebol na Alemanha não quer dizer que todos os outros devem voltar. Na Espanha, por exemplo, não tem data ainda para o recomeço. Assim como aqui no Brasil. Bem pelo contrário, tem até Federação querendo cancelar os seus estaduais. O que dá certo medo na CBF, pois é justamente os estaduais que definem os clubes de Série D. O jeito é cada local esperar o tempo passar e rezar para que a curva do vírus siga cada vez mais para baixo.
Clubes e academias com mais tempo em Santa Cruz
Em Santa Cruz, a Prefeitura aos poucos vai flexibilizando cada vez mais os horários e setores que podem abrir para o público. O Prefeito Telmo Kirst, anunciou um novo decreto no final de semana, liberando mais tempo para o comercio, incluindo as academias e clubes esportivos. Cabe aos clubes pensar em uma estratégia dentro da lei para voltar aos poucos. Ainda é vedado a prática esportiva coletiva.
Único lançou uma nota
Em sua rede social, em nota oficial aos seus sócios, o UniCo anunciou a volta. “O Esporte Clube União Corinthians informa que está retomando parcialmente algumas atividades. Estamos trabalhando para que tudo fique adequado aos decretos estaduais nº 55.240 e nº 55.241 e municipal nº 10.621, além de seguirmos todas as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Nos próximos dias, estaremos preparando toda a estrutura das sedes Centro e Campestre do UniCo, visando as ações preventivas contra a disseminação da Covid-19. Nosso dever é preservar a vida dos nossos associados e auxiliar as autoridades públicas no combate ao coronavírus. Contamos com a compreensão de todos”.
Aprendeu a lição?
Depois de pagar um mico ao retornar aos treinos no mês passado de maneira solo, o Esportivo anunciou na reunião da semana passada, com os demais clubes e Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que irá manter suspensos os treinamentos do grupo principal até que haja uma oficialização sobre a data de retorno do Gauchão por parte da FGF, em consonância à autorização das autoridades sanitárias competentes. Para adequar-se ao atual cenário, o Esportivo também adotou algumas medidas administrativas. Com base na Medida Provisória (MP) 936, do Governo Federal, que permite redução de carga horária e salários num período de até três meses. O Esportivo reduzirá as atividades de todo o quadro de funcionários. Em abril, o clube já havia acertado uma redução de 70% dos salários e direitos de imagem do grupo de atletas. Pelo jeito, entraram na realidade dos demais clubes brasileiros.
Avenida e Santa Cruz estão parados
A dupla Avecruz está parada. O Avenida pelo menos já sabe quando vai começar o seu campeonato. A Divisão de Acesso deve começar no mês de agosto. Os treinos com bola no clube devem recomeçar em julho, já com novo treinador. O Santa Cruz nem expectativa possui. Nem sabe se vai ter campeonato para jogar. Já que existe um silêncio por parte da FGF neste sentido. Portanto, nem previsão de treino eles possuem.
Futsal mantem datas
Conversei com o presidente da Federação Gaúcha de Futsal, a respeito da manutenção das datas de começo da Copa RS de futsal. O início está previsto para o fim de junho e começo de julho. Claro que, se for liberado pelas autoridades de saúde. As séries Ouro e Prata estão marcados para o mês de agosto.