Ao contrário do que indicou durante a semana, o técnico Renato Portaluppi não colocou time misto e escalou força máxima contra o Vasco. O Grêmio perdeu para o time carioca na noite deste sábado, 9 de setembro, no Estádio São Januário (RJ), pelo Campeonato Brasileiro. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Matheus Vital fez o gol do Vasco: 1 a 0, placar final.
Os únicos titulares que não jogaram foram o zagueiro Pedro Geromel, que voltou a treinar nesta semana e está sendo preparado para enfrentar o Botafogo pela Copa Libertadores, e o meia-atacante Luan, lesionado na coxa.
O Grêmio jogou diante do Vasco com: Marcelo Grohe; Edílson, Bressan, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Michel, Ramiro (Patrick), Léo Moura (Everton) e Fernandinho; Lucas Barrios (Arroyo). O Estádio São Januário esteve fechado para os torcedores neste jogo por uma punição efetuada após a violência entre as torcidas de Vasco e Flamengo em clássico realizado no estádio. A briga resultou na morte de um torcedor. O estádio está proibido de receber público.
No Campeonato Brasileiro, o vice-líder Grêmio tem 43 pontos e continua sete unidades atrás do líder Corinthians, que tem 50 pontos. O time paulista joga neste domingo, 10 de setembro, contra o Santos na Vila Belmiro, podendo ampliar a diferença em relação ao Tricolor.
O primeiro confronto do Grêmio contra o Botafogo pelas quartas-de-final da Copa Libertadores da América será quarta-feira, 13 de setembro. O jogo acontece no Estádio Nilton Santos (RJ), e a partida de volta será dia 20 de setembro na Arena do Grêmio. Os dois confrontos estão marcados para as 21h45.