EVERSON BOECK
[email protected]
Desde hoje cedo a comunidade se prepara para comparecer na Catedral São João Batista para a festa de Corpus Christi. Os envolvidos na organização e coordenação do evento trabalharam três semanas articulando tema, motivo, músicas, orações, buscando e confeccionando material, realizando as ornamentações da igreja e dos tapetes. A culminância da celebração será a procissão com passagem pelos tapetes artesanais.
O lema da festa este ano é “Eucaristia: comunhão com Cristo em nosso meio”. A procissão do Santíssimo sairá da catedral depois da missa presidida pelo bispo dom Canísio Klaus, às 9h, e seguirá pelas ruas Marechal Deodoro e Fernando Abott. Na frente do Hospital Santa Cruz haverá uma parada para a bênção da saúde. Em seguida, o trajeto segue pelas ruas Marechal Floriano, Júlio de Castilhos, Marechal Deodoro e Ramiro Barcelos até a catedral. O encerramento será em frente ao templo, com a bênção do Santíssimo. À noite, às 19 horas, a missa se repete para os fiéis que não puderam comparecer durante a manhã.
De acordo com a coordenadora de Liturgia e da Festa de Corpus Christi, Lucia Ertel, o trabalho de confecção dos tapetes utilizou material reciclável. “Há mais de duas semanas um grupo de senhoras vinha pintando um total de seis mil tampinhas de garrafa. Além disso, buscaram e armazenaram borra de café, serragem, restos de lã, farinha de mandioca, entre outros”, informa. A confecção dos tapetes ficou a cargo das crianças da catequese e voluntários da comunidade.
A principal mensagem que os dois tapetes (dentro e fora da catedral) demonstram, segundo Lúcia, é a homenagem a Jesus Eucarístico. “Nós cristãos cremos que Jesus está presente na óstia consagrada e na festa O levamos pelas ruas da cidade em homenagem ao Seu sangue e corpo”, salienta.
SAIBA MAIS
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas que é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
DIVULGAÇÃO RJ
A exemplo de anos anteriores, os envolvidos na organização e coordenação
trabalharam várias semanas na preparação do evento
Há semanas voluntários trabalhavam na busca e
confecção de material para ornamentação dos
tradicionais tapetes