Início Geral Religiosidade | Santuário de Schoenstatt será inaugurado neste domingo

Religiosidade | Santuário de Schoenstatt será inaugurado neste domingo

Procissão inicia às 8h30, em frente da Catedral São João Batista, até o local da estrutura na Rua Fernando Abott

Novo endereço fica na Rua Fernando Abott, número 1290, na esquina com a Rua Rui Barbosa, no Bairro Goiás
FOTOS: ANA SOUZA

Depois de oito meses de obras, a inauguração do Santuário de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul acontece neste domingo, 7. O novo endereço do Tabor Immaculata Dilexit Ecclesiam fica na Rua Fernando Abott, número 1290, na esquina com a Rua Rui Barbosa, no Bairro Goiás. A data escolhida para inauguração, recorda a primeira e única visita do fundador do movimento, Padre José Kentenich à cidade de Santa Cruz do Sul, em 5 de maio de 1947.

A programação inicia às 8h30 min., na frente da Catedral São João Batista, de onde os fiéis partem em procissão pela Rua Ramiro Barcelos, passando pela Marechal Deodoro e seguindo na Fernando Abott. Às 9h30, o bispo diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli irá celebrar a missa com a bênção e consagração do Santuário. Ao meio-dia será servido almoço na Comunidade São José (ao custo de R$ 30,00 por pessoa, reservas pelo telefone 99846-3543). O encerramento será às 14 horas com adoração e bênção do Santíssimo.

Além da Capela que será inaugurada neste domingo, o espaço também abrigará em um segundo momento, a casa das irmãs de Shoenstatt, um auditório e outras dependências, como explica a Irmã Sara Vincensi, uma das representantes da congregação.

“O santuário foi construído em lugar estratégico, de fácil acesso para quem mora no centro, mas também para quem chega de fora de Santa Cruz, pois fica próximo da rodoviária. A capela é pequena, mas segue um tamanho padrão e são iguais em todo o mundo. Em um primeiro momento fizemos o santuário e o cercamento em torno, essa era nossa prioridade, de ter um espaço para celebrações”, afirma a Irmã Sara Vincensi.

“A Mãe de Deus dentro do Santuário é o maior tesouro que temos para ser visitado”

Suzana Teresinha Fritzen, alegria em fazer
o ajardinamento do local

Débora Dumke – [email protected]

“Fazer o jardim do Santuário de Schoenstatt e o Jardim da Imaculada para mim foi uma alegria muito grande. Em todas as atividades foram trabalhos realizados em equipe e algumas no decorrer de algumas semanas, então sempre teve pessoas envolvidas, trabalhando junto na execução. Foi uma alegria muito grande fazer o jardim da Imaculada porque lá é o local onde as pessoas vão para se sentirem bem acolhidos. A Mãe de Deus dentro do Santuário é o maior tesouro que temos para ser visitado, mas o entorno também precisa ser acolhedor. Foi com esse propósito que fizemos o jardim.

Ver novamente o Santuário pronto para visitação de seus filhos porque os filhos vão lá para ver sua mãe, a mãe de Deus, não tem explicação. A Mãe de Deus é o caminho mais perto para nós chegarmos até Deus, então todos os pedidos, angústias e alegrias que nós levamos até ela, ela passará para Deus. Ela nos levar até a casa de Deus e essa são uma das graças do local, os filhos irem até lá. Eu me sinto uma filha de Maria, uma filha muito amada por ela, como todos somos porque no momento em que nos colocamos como instrumentos dela e recebemos as graças. Todas as nossas dificuldades que entregamos para ela, nós colhemos as graças, sendo um momento muito significante.

Nós participamos do Movimento há muitos anos. Na minha infância já tive contato com o Santuário e depois na minha adolescência perdi um pouco deste contato direto, mas quando constitui minha família, com o nascimento dos meus filhos eu retornei e foram elas que intermediaram o nosso retorno. Então em 2012, nós retornamos, primeiramente com a nossa filha mais velha participando da Juventude Feminina, que na época era Apóstola de Maria, então ela entrou com seis anos. No passar de alguns anos, eu e meu esposo também nos inserimos na Liga de Famílias e hoje somos os dirigentes da liga de Santa Cruz do Sul. Então faz muito tempo, e o que nos marcam são as recordações que temos na infância e isso eu tenho.

A minha expectativa em relação à inauguração do Santuário é ter a oportunidade de retornar a visitar a casa da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com muitas orações e adorações. Adoração ao Santíssimo Sacramento porque são essas oportunidades que sempre tivemos dentro da Casa da Mãe. Com essa transferência tivemos um período que não foi possível ter isso, não que não tínhamos, mas o altar estava no interior na casa das irmãs. Então a inauguração tem um significado completo por ter a mãe de Deus dentro do Santuário, que é a casa dela. Então nossa expectativa como família é os filhos terem a oportunidade de visitar a Mãe, trazendo a ela muito capital de graças e muitas orações.”